Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/11/2016

Construção civil leva seminário sobre ética e compliance para o Maranhão

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, seminário reunirá empresários da construção civil no Sinduscon-MA, no dia 28/11, para debater a importância do compliance nas organizações

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, destinado a disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação dos associados do segmento da construção iniciado em junho. Com a realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Maranhão (Sinduscon-MA) e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o encontro em São Luis dá sequência à agenda de debates na região Nordeste, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e também os tribunais Eleitoral e de Justiça do Estado do Maranhão.

Durante o encontro no Sinduscon -MA, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentarão as linhas gerais do tema.  O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha é um dos convidados a abrir o seminário. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, participa do painel central sobre a questão da ética e compliance na construção. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso exitoso que será apresentado pelo consultor da Siemens, Lino Sidney. “. “Por meio dessa política de ética e compliance, pode-se prevenir crises, aumentar a segurança e a reputação da empresa no mercado, bem como obter ferramentas de valorização de seu patrimônio”, disse o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz.

Durante o encontro a CBIC vai apresentar o Guia de Ética & Compliance da Construção, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas.

Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos os projetos mal feitos, a falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e orçamentos irreais”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, a série de seminários que a CBIC vem promovendo em várias cidades é uma forma de consolidar em todas as empresas a política de ética e compliance, assunto ainda desconhecido por muitos gestores e cujas regras precisam ser adotadas por todos, da alta liderança no segmento aos operários nos canteiros de obras.  “A realização desse seminário em São Luís reforçará o trabalho que o Sinduscon já vem realizando em esclarecer as empresas sobre a importância de adotar uma política de gestão com ética nas suas relações privadas e com o setor público. Nossa expectativa é a melhor possível e a CBIC está de parabéns por essa iniciativa tão importante em manter as empresas da construção civil sempre informadas sobre novas práticas de gestão”, afirmou Nahuz.

AÇÃO PEDAGÓGICA – Disponíveis também em meio digital (https://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf), os documentos apontam as melhores práticas no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores e são o desfecho de um trabalho iniciado em 2015, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC e seus parceiros decidiram atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área. “A lei anticorrupção é uma marco ainda novo e há desinformação. Esse projeto tem como objetivo principal levar informação qualificada às empresas”, diz Martins.

De acordo com a agenda de trabalho, o próximo encontro será realizado no dia 06/12, em Porto Alegre. A expectativa é de realização no próximo ano também em outras localidades.

Rode o link abaixo e veja a programação completa: https://www.dropbox.com/sh/2s9lyu7gpnzn2xy/AAALsPlr25gQuhByWBrjWT0ga?dl=0

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sindicopes
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-BA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PB
Sinduscon-CE
Sinduscon – Lagos
Ademi – ES
Sinduscon-RN
Sinduscon-BNU
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea