Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/09/2021

Construção civil estuda alternativas para a efetividade do programa de HIS

Dando continuidade às reuniões itinerantes do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ampliando contato com a base empresarial local, o encontro de setembro foi realizado nesta quinta-feira (02/09), de forma hibrida, em Florianópolis/SC, e transmitido via plataforma Zoom. A reunião tratou de importantes temas relacionados ao setor, como o do PL 2337/2021, que promove a Reforma do Imposto de Renda, e o Plano de Habitação de Interesse Social (HIS). 

Com a participação do presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC), Paulo Obenaus, e do vice-presidente Região Sul, Marco Antonio Corsini, a reunião presencial foi uma oportunidade para mostrar aos empresários de Santa Catarina todo o trabalho que a CBIC vem desenvolvendo em prol da construção civil.

 A agenda do dia também contemplou almoço com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezaer de Aguiar, seguida de reunião conjunta com a CDIC, das 14h às 17h, com foco nas pautas catarinenses, e jantar de confraternização.

Plano para Habitação de Interesse Social

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, e o vice-presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, informaram sobre o início dos trabalhos do grupo de especialistas que vai discutir sugestões e contribuições para levar ao governo e ao parlamento no sentido de oferecer alternativas para resgatar a efetividade do programa de Habitação de Interesse Social (HIS) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Vem novidades por aí. Aguarde!

Balanço do Dia Nacional da Indústria da Construção

A presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, apresentou os resultados da edição 2021 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) sobre o tema “Orgulho de ser a indústria que constrói sonhos”, realizada virtualmente no último dia 21 de agosto.

A festa para os trabalhadores do setor da construção contou com um show especial do cantor Michel Teló e apresentação da atriz e comediante Maria Paula. Representantes da força laboral – Altamiro Perdoná, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), e Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) – também participaram do evento, prestando suas homenagens.

A iniciativa contou com a adesão de 48 entidades associadas à CBIC e promete novidades para 2022.

ENIC será lançado no Quintas da CBIC do dia 9 de setembro

O 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) será lançado na próxima quinta-feira (09/09), durante o Quintas da CBIC, bem como as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social.

Segundo Martins, a 93ª edição do ENIC será realizada em plataforma virtual, de 18 a 21/10, das 17h às 20h, sobre temas focados no futuro, digitalização, tecnologia, ESG para colocar o setor da construção em um novo momento. No dia 30/11, o evento será híbrido, em Brasília, bem como a festa de encerramento, com a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social para as melhores práticas do setor na pandemia.

CBIC instala Conselho de Ética

Durante a reunião foi instalado o Conselho de Ética da CBIC, composto por Teodomiro Diniz Camargos, a vice-presidente da Região Nordeste da CBIC, Betinha Nascimento, e a presidente da CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes. O regimento será enviado aos membros do Conselho de Administração e serão indicados dois novos membros.

Ana Claudia aproveitou para informar que o Grupo CBIC Jovem conta agora com 34 jovens, representado em todas as regiões do país, tratando de várias pautas do setor. A exemplo da iniciativa anterior, nos próximos dias eles vão se aproximar das entidades associadas, em suas localidades, para conhecer e colaborar com o setor. Ficou acertado que eles também participarão da próxima reunião do Conselho de Administração da CBIC.

Assuntos gerais

Martins deu ciência de que a CBIC assinou na quarta-feira (02/09) o termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) sobre Diretrizes de Investimentos Sustentáveis para o Desenvolvimento Regional. Reforçou que os critérios de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português) serão amplamente exigidos pelo governo federal em licitações e contratos e que o Quintas da CBIC de hoje (02/02) sobre “ESG: boas práticas ambientais, sociais e de governança” já será um esquenta para o ENIC. Confira!

O presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, José Carlos Gama, reforçou a importância do Seminário “Judiciário e Mercado Imobiliário: um diálogo necessário sobre vícios construtivos”, ocorrido no dia 17/08, de forma híbrida, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O evento teve como intuito discutir formas de diminuir a judicialidade excessiva e estimular o uso de soluções extrajudiciais para solucionar conflitos relacionados ao assunto.

Já o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, deu ciência de que já foi realizada a primeira reunião com a Abecip para o compartilhamento de dados e ideias para o desenvolvimento de novos produtos, conforme definido no Quintas da CBIC do dia 05/08 sobre “Financiamento Imobiliário SBPE: presente e futuro“

 

Também foram tratadas questões referentes à:

  • Campanha presidencial de 2022
  • Necessidade de preparar as empresas de construção para o futuro, no que diz respeito à gestão e capacitação para receber capital do exterior;
  • Observatórios da Indústria;
  • Desplacamento cerâmico
  • Rejeição, pelo Senado Federal, da Medida Provisória 1045/2021 – Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
  • Projetos de interesse que tramitam no Legislativo

A próxima reunião do Conselho de Administração, em outubro, será em Brasília, seguida pelas reuniões itinerantes em Belo Horizonte/MG, em novembro, e Belém/PR, em março.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscom-VT
Sinduscon-BA
Sinduscon-Vale do Itapocu
FENAPC
SINDICIG
ASSECOB
ADIT Brasil
Sinduscon-JP
Ademi – PR
Sinduscon – CO
SECOVI- PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea