Logo da CBIC

Agência CBIC

08/07/2020

Construção civil do Ceará completa um mês de retorno das atividades

O setor da construção civil cearense completa nesta quarta-feira (8) um mês que retomou as atividades nos canteiros de obras. A avaliação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) é muito positiva com relação ao período.

De acordo com o presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, desde o dia 22 de junho, em Fortaleza e Região Metropolitana, são mais de 200 canteiros de obras com 100% do seu quadro ativo sendo monitorados e com acompanhamento. As obras estão avançando e o mercado imobiliário segue uma tendência de recuperação.

No processo de retomada, o Sinduscon Ceará firmou uma parceria com o Sesi-CE para garantir atendimento médico remoto aos trabalhadores no canteiro de obras e um plano de trabalho de combate à contaminação pelo coronavírus.

O atendimento é realizado de forma personalizada, entre o colaborador e a equipe médica do Sesi, sempre que houver sintomas da Covid-19. A parceria também inclui:

  • assessoria nos canteiros de obras, com preenchimento de um questionário por telefone junto à equipe de profissionais do Sesi;
  • entrega presencial nos canteiros de obra de um plano de ação com as medidas, e
  • orientações de prevenção; e reunião online para entrega do diagnóstico do canteiro de obra.

O Sinduscon-CE e o Sesi-CE também elaboraram uma cartilha com recomendações para empresas e colaboradores da construção civil durante o retorno das atividades no Ceará. Também é feita a divulgação de cartazes com orientações aos colaboradores.

O Sinduscon Ceará também fez uma parceria com a empresa Impacto Protensão para compra de máscaras com baixo custo e com o Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas, da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindiquímica) para o fornecimento de álcool em gel. O Sindiquímica disponibilizou uma lista de empresas cearenses que produzem o produto.

 

Expectativas do setor da construção civil

O setor da construção civil está otimista com relação a este segundo semestre de 2020. O recente anúncio da Caixa Econômica Federal, de incorporar ao financiamento o custo com ITBI e despesas cartoriais, deverá facilitar os negócios e gera otimismo para o segundo semestre deste ano.

“Em breve estaremos lançando novos empreendimentos. Acreditamos que o setor da construção civil vai gerar cada vez mais empregos e renda, contribuindo de forma decisiva para retomada da economia em nosso Estado”, afirmou Dias.

Os juros baixos praticados, principalmente, pela Caixa Econômica Federal e taxa básica de juros (Selic), definida pelo Copom, são medidas que devem impactar de forma positiva o mercado imobiliário do Ceará.

Para Patriolino Dias de Sousa o cenário deve ajudar muitas famílias a concretizarem o sonho da casa própria. “Mesmo em meio à pandemia o Minha Casa, Minha Vida continuou vendendo. Isso ocorreu porque há uma grande demanda para esse tipo de produto, dado o enorme déficit habitacional e também por conta da Caixa e dos juros dos bancos, que tornam a compra financiada mais acessível”.

O estoque de imóveis está diminuindo no Ceará e há também a perspectiva de lançamentos no segundo semestre. “Se a economia começar mesmo a estabilizar, com certeza, a construção civil se transformará na mola propulsora da retomada do crescimento do país”, destacou.

(Com informações do Sinduscon-CE)

(Foto: Divulgação Sinduscon-CE)

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Agosto/2020

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-RR
Ademi – SE
Sicepot-RS
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Vale
APEMEC
Sinduscon-RN
Sinduson – GV
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – AL
Sinduscon-Pelotas
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X