Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/02/2021

Construção civil de São Paulo inicia nova campanha de prevenção à Covid-19

Os casos suspeitos de contaminação pela doença nos canteiros de obras do Estado de São Paulo variaram de 0,27% para 0,31% do número de trabalhadores; e os confirmados oscilaram de 0,10% para 0,12%. Os dados são da 36ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada semanalmente pelo Sindicato da Industria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção (Seconci-SP).

As variações são ínfimas, comparadas ao ritmo de aumento da contaminação entre a população em geral. Para reforçar o controle sobre a doença nas obras, as entidades iniciaram a divulgação de um novo vídeo junto às empresas e aos trabalhadores, informam os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa.

Sob o título ‘Luz no fim do túnel! Mas não podemos relaxar’, o vídeo diz: “A vacina contra a Covid-19 chegou e já está sendo aplicada. Mas a imunização de todos ainda vai demorar. Neste momento, a situação está muito perigosa e grave! É fundamental não baixar a guarda. E continuar com as medidas de proteção e segurança. Use a máscara, evite as aglomerações e higienize as mãos com água e sabão e álcool gel.”

Nesta 36ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 526 obras, envolvendo 34.573 empregos diretos e terceirizados, de 21 a 27 de janeiro.

Principais resultados da 36ª Pesquisa:

  • 0,31% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,12% afastados por confirmação da doença;
  • 525 obras em andamento e 1 parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 95% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra;
  • 93% realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 91% distribuem divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).(Com informações da Ademi-AL).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
Sinduscon-BC
Sinduscon-PLA
Sinduscon-SP
Sicepot-RS
APEOP-SP
SECOVI-PR
Sinduscon – Norte
Sinduscom-SL
SECOVI-SP
Sinduscon-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea