Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/08/2014

Construção civil de MG pede políticas de longo prazo

"Cbic"
07/08/2014

exame.abril.com.br

Construção civil de MG pede políticas de longo prazo

Suzana Inhesta, do  

Construção: de 2004 a 2013, taxa média de crescimento da construção mineira foi de 4,97% ao ano

Belo Horizonte – O setor da construção civil de Minas Gerais quer que os novos governantes a serem eleitos no pleito deste ano criem políticas de longo prazo para a cadeia.

Conforme o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires, o "governante novo" terá de ter a capacidade de resgatar a confiança da população no país, trazendo de volta a estabilidade econômica e regras claras.

"Tivemos intervenções positivas em energia, em combustível, mas elas foram pontuais. O país precisa de regras claras, de planejamento de longo prazo e mais simplicidade. Todos temos interesse de investir, mas só com o resgate da confiança serão retomadas condições de investimento", declarou ele durante a feira Minascon/Construir 2014, no Expominas.

Ele citou, por exemplo, que o programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" ou qualquer projeto de garantia habitacional, não pode ser atrelado à uma gestão, tem que virar lei, ser de longo prazo.

Conforme dados do Sinduscon-MG, o segmento da construção civil do estado é o terceiro maior do país, representando 10% do PIB nacional, ficando atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro, e também é o maior produtor de cimento do Brasil.

De 2004 a 2013, a taxa média de crescimento da construção mineira foi de 4,97% ao ano, enquanto no país foi de 4,28% ao ano.

As obras dos programas estaduais Pró-Acesso, Pró-MG, da linha verde, da construção do Centro Administrativo do Estado, dos estádios Mineirão e Independência, impulsionaram o crescimento do segmento mineiro.

Em 2013, o setor teve incremento de 3,7% ante 1,4% do Brasil, mas, por conta de muitas obras prontas e entregues, teve aumento de 0,5% frente a de 1,6% do segmento no país.

"Em 2014, haverá uma redução do ritmo de crescimento observado nos últimos anos, mas ainda vamos crescer e acima do PIB, como temos registrado. Necessitamos vencer essa dificuldade da confiança", disse Pires.

O Sinduscon-MG não tem uma previsão oficial de crescimento, mas estima que o segmento deverá seguir o desempenho do setor no país que, conforme estimativas da Fundação Getulio Vargas (FGV), deve ter crescimento entre 1,8% e 1,4%.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC/Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, o mercado da construção vive em apreensão e em uma verdadeira incógnita.

"Vivemos 10 anos de explosão e passamos por dois anos de resfriamento do setor. Todo esse quadro da macroeconomia, de pessimismo e desconfiança, traduz em perspectivas não muito boas para a construção civil. Apesar de sabemos que a construção é uma das formas de alavancar crescimento no país", falou.

A burocratização das prefeituras e cartórios também foi citada como um entrave à expansão do setor.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AC
Ademi – ES
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RIO
Sinduscon-BA
Sinduscom-NH
Ademi – PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MG
Sindicopes
AELO
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea