Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2022

Construa Minas: 5º SeBIM discute diversidade e infraestrutura em BIM

 O Construa Minas recebe no próximo dia 17/10 o Seminário BIM. Em sua quinta edição, o SeBIM se firma como um dos principais eventos sobre a plataforma BIM (Building Information Modeling) no país. Idealizado pela CBIM-MG para ajudar na difusão e implantação do BIM, o SeBIM reúne grandes nomes da academia e do mercado para discutir novos assuntos a cada ano. O 5º SeBIM  é uma realização conjunta de CBIM-MG, Sebrae Minas, Sinduscon-MG e Women in BIM. São apoiadores do evento o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra),

O seminário traz dois importantes temas: diversidade e infraestrutura. O primeiro deles fica a cargo de um dos realizadores do 5º SeBIM, Women in BIM (WIB). Michele Tenedini, líder regional e coordenadora WIB na América do Sul, dá seu depoimento sobre o momento pelo qual estão passando: “Tornamo-nos uma grande iniciativa reconhecida globalmente, com mulheres e homens representando o WIB em todo o mundo. Com mais de 2.000 membros e 60 líderes regionais em 50 países, observamos um enorme crescimento nas atividades, reforçando a importância do grupo e a importância de nosso pessoal para promover mudanças para diversidade e inclusão em todo o setor de construção”, afirma. “Nós estamos completando dez anos em 2022 e estamos gratos pelo apoio do SeBIM em nos proporcionar esse espaço para o nosso networking no Brasil”, conclui.

Além de discutir a relação entre diversidade e inovação, o SeBIM traz importantes players para tratar da implantação da plataforma nos projetos e empreendimentos de infraestrutura. Profissionais de empresas privadas e do setor público trazem suas experiências aos participantes, que poderão escolher como assistir ao evento, presencialmente ou online.

O 5º SeBIM acontece dentro da grade do Construa Minas, primeira edição regional do “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”, programação anual que pretende percorrer todos os estados e o Distrito Federal para discutir com especialistas da indústria da construção temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em nível nacional e estadual. A edição mineira é realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), reunindo diversas entidades e especialistas do Estado. Temas como inovação, sustentabilidade e industrialização estão entre os assuntos que serão debatidos em mais de 100 horas de palestras.

Programação SeBIM

O SeBIM ocorre em formato híbrido, com palestras presenciais e online que se estendem das 8 às 18 horas no dia 17/10, primeiro dia do Construa Minas. Na primeira palestra do dia, Rebecca De Cicco (AURECON / WIB Founder and Global Chair) traz considerações sobre o aniversário de 10 anos WIB, ressaltando aspectos sobre a importância da diversidade na força de trabalho para encorajar inovação, padronização e difusão da plataforma BIM. Na segunda palestra da manhã, Isadora Cruz Branquinho (MRV) fala sobre a implantação do BIM 4D na empresa e sua integração com Lean Construction. Na terceira palestra do dia, Amanda Nicácio e Dominique Mansur (ambas da VerumPartners) trazem orientações para contratação e uso do Ambiente Comum de Dados (CDE) em um portfólio de projetos de infraestrutura.

Na parte da tarde, a primeira palestra, conduzida por Fernando Pena e Erick Rodrigues dos Santos (ambos da Strata Engenharia), traz aspectos sobre BIM em infraestrutura rodoviária com laser scanner. Em seguida, a apresentação de Lucimara Ferreira de Lima aborda o Caderno BIM de Infraestrutura rodoviária na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Wagner Carvalho (Aegea) traz a experiência da empresa com gêmeos digitais integrados ao BIM na gestão dos ativos de infraestrutura de saneamento. Josélia Almeida traz, por sua vez, o tema BIM no Governo de Minas Gerais.

Um networking Women in BIM fecha o evento. Isadora Branquinho (MRV), Dominique Mansur (VerumPartners), Amanda Nicácio (VerumPartners), Michele Tenedini (WIB RL Coordinator South América) e Rebecca De Cicco (AURECON / WIB Founder and Global Chair) são as representantes da organização no evento.

Acesse mais informações.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Mossoró
Sinduscom-VT
Abrainc
Sinduscon-AL
Sinduscon-RO
Sinduscon-MS
Ademi – DF
SINDICIG
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AM
Sinduscon-SP
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea