Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/08/2017

Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia empossa nova diretoria e anuncia ampliação de sua atuação para a Região Metropolitana

Codese é resultado de iniciativa do projeto “O Futuro da Minha Cidade” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Autoridades políticas, líderes de entidades de classe, empresários, acadêmicos e sociedade em geral prestigiaram na última quinta-feira (17/08), no auditório da Acieg, em Goiânia, a sessão solene de posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). Assumiu a presidência do Conselho o presidente da Acieg, Euclides Barbo Siqueira; tendo como 1º vice-presidente, o presidente do Sinduscon-GO Carlos Alberto Moura. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou do evento, representada pelo presidente José Carlos Martins. Também estiveram presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, representando o governador Marconi Perillo; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo; o deputado estadual Simeyzon Silveira, representando a Assembleia Legislativa de Goiás; o presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira; e o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, falou de sua alegria pelos resultados alcançados pelo Codese em Goiânia, fundado a partir de iniciativa da CBIC, por meio do projeto “O Futuro da Minha Cidade”. Em sua opinião, colocar o coletivo acima do individual é o único caminho para que a sociedade protagonize a mudança da história de seu país e garanta um futuro próspero. Expressou sua confiança de que por meio da união no Codese, já instalado em várias cidades do Brasil, será possível construir juntos um Brasil melhor.

Renato Correia, que ora encerrava sua gestão, destacou a sensação de dever cumprido e a gratidão pelo apoio de todas as 44 entidades componentes do Codese, além dos diversos patrocinadores e consultores que em muito contribuíram com o êxito de cada atividade realizada. Entre as diversas iniciativas ele ressaltou a elaboração de quatro trabalhos de extrema importância, como a publicação “Goiânia 2033 – O Centenário”, estudo que apontou as vocações da cidade e os pontos a serem trabalhados para que em seu centenário a capital goiana esteja entre as dez melhores cidades brasileiras no ranking do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano; o “Mapeamento de Processos da Prefeitura”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, que viabilizou o lançamento da informatização de licenças da Família Fácil (Alvará de Construção e Uso do Solo), acrescido do diagnóstico para melhoria na área da saúde; a “Carta de Navegação para o período 2017-2018”, resultado de workshops realizados na Universidade Federal de Goiás (UFG), assistidos pela Consultoria Aquila, que resultou em protocolo de intenção de ações conjuntas em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e ambiental, desenvolvimento social e gestão pública; e por fim; o “PMAT − Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão”. O conteúdo desse trabalho foi coordenado pela arquiteta e urbanista Silmara Vieira, com apoio da Aquila Consultoria. Este projeto possibilitará à Prefeitura pleitear R$ 60 milhões junto ao BNDES para aplicar em hardwares, softwares e treinamentos. Estes três últimos documentos foram entregues ao prefeito Iris Rezende durante o evento.

Renato Correia também enfatizou a relevância de outro projeto que já se encontra em andamento. Trata-se da elaboração de um Masterplan para o desenvolvimento do Eixo Goiânia-Brasília, em parceria com o Codese-DF. Ele anunciou que recentemente foi aprovada a modificação do estatuto do Codese de Goiânia, estabelecendo uma estrutura organizacional que possibilite a atuação na Região Metropolitana, envolvendo diretamente as cidades de Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianira. Cada cidade integrante contará agora com um vice-presidente no Conselho, que também foram empossados na ocasião. O presidente em final de exercício também foi homenageado pelo Codese, recebendo das mãos de Lorena Silvério (Observatório Social) quadro com desenho em grafite de sua foto que irá inaugurar a galeria de ex-presidente da entidade, quando também recebeu os agradecimentos por sua liderança pautada pela dedicação e fortalecimento da união.

Os líderes políticos presentes enalteceram a importância do Codese para o desenvolvimento da sociedade. Vilmar Rocha destacou a relevância do diálogo ampliado por meio da organização e considerou como extremamente positiva sua atuação junto à Região Metropolitana de Goiânia (RMG). O secretário pontuou que a RMG terá sua gestão reorganizada por meio de Projeto de Lei que já se encontra para análise e votação na Assembleia Legislativa, além de ter, já em fase adiantada, o estudo para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região, em execução pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que é presidente de Honra do Codese, falou de seu contentamento com o trabalho realizado pela instituição. Em sua opinião, o Conselho, formado por líderes da sociedade civil organizada, quebrou o paradigma da sociedade indiferente quanto às questões políticas e sociais que afetam a qualidade de vida da população. Revelou que abraçou o projeto, pois entende que sozinho não seria possível fazer tudo o que a cidade necessita para alcançar o desenvolvimento satisfatório. Para ele, a parceria com a sociedade que se implementou é de tamanha importância que deu início a um ciclo de mudanças positivas para o Brasil.

O novo presidente do Codese, Euclides Siqueira, afirmou em seu discurso que uma nação só consegue prosperar se empregar seu conhecimento técnico e científico em projeto reais, em favor da sociedade. O Codese, em sua visão, é exemplo da transformação do conhecimento em realidade. Ele se comprometeu em dar continuidade ao projeto Goiânia 2033 para que em seu centenário a cidade esteja inserida no melhor cenário que o futuro poderá oferecer. Por fim, conclamou a toda a sociedade a participar desta iniciativa que promoverá a mudança do País.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Sinduscon-BC
Sinduscon-GO
Sinduscon-Pelotas
FENAPC
Sicepot-PR
ADEMI-AM
Sinduscon-RN
Aconvap
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea