Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/01/2020

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Manaus empossa novo presidente

Da esquerda para a direita: o ex-presidente do Codese, Antonio Azevedo, e o atual presidente Romero Reis (Foto: Divulgação Codese)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese) empossou nesta sexta-feira (17), durante solenidade no auditório Auton Furtado, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus, o novo presidente da entidade, Romero Reis, e toda a diretoria para o biênio 2020-2021.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou do evento, representada pelo vice-presidente da Região Norte, Alex Dias Carvalho.

“Foi uma satisfação muito grande representar a CBIC e poder falar sobre a importância do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ – capitaneado pela entidade e que já foi apresentado a 30 cidades do país – para Manaus, bem como parabenizar Romero Reis e desejar a ele e ao Codese continuidade no sucesso”, mencionou Alex Carvalho ao desejar “uma gestão extremamente profícua, que resulte em ações com cada vez mais qualidade de vida, bem-estar e, acima de tudo, orgulho para a população de Manaus de pertencer a uma cidade que olha e percebe o seu futuro e quer aquilo de melhor e essa melhoria é feita a partir do esforço contínuo de pessoas como o Romero e de tantos outros que estão se doando para o bem coletivo e o bem maior que é o bem-estar da sociedade como um todo”.

 

Romero Reis define próximos passos do Codese

O engenheiro e empresário do segmento da construção civil, Romero Reis, assumiu a presidência do Codese com o firme propósito de contribuir com melhorias para a infraestrutura da capital, bem como com a qualidade de vida dos cidadãos, a partir de um planejamento de longo prazo.

“O fortalecimento das alternativas econômicas permitirá inserir Manaus, até 2038, entre as melhores cidades brasileiras para se viver e trabalhar. Esse é o sonho que nós – voluntários codesianos apaixonados por Manaus – construímos a cada dia, com experiência e liderança”, garante Romero Reis.

“Ao longo de 2020 pretendemos ampliar a participação de entidades representativas da sociedade no Codese e desenvolver projetos que estejam alinhados com as demandas da sociedade, entre eles o projeto na comunidade agrícola Valparaíso, localizada na zona leste de Manaus, que produz boa parte das hortaliças da capital”, afirmou Reis.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, foi reeleito conselheiro do novo quadro diretivo da entidade. O presidente destacou o orgulho em poder continuar como conselheiro e ter participado da criação do Codese Manaus no estado, por meio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Vice-presidente da Região Norte da CBIC, Alex Dias Carvalho, representando a entidade na solenidade de posse da nova diretoria do Codese de Manaus (Foto: Divulgação Codese)

“Muito me orgulha estar participando mais uma vez como conselheiro deliberativo do Codese, agora, na nova gestão do novo presidente Romero Reis. Como presidente do Sinduscon-AM, uma das minhas ações mais importantes foi a participação consolidação do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, capitaneado pela CBIC para o Amazonas, que deu início ao Codese Manaus, projeto que traz protagonismo para o cidadão em relação ao desenvolvimento da cidade, já como conselheiro da entidade participei da criação das seis câmaras técnicas, firmadas em 2018. É por grandes projetos assim que me orgulho, meu sentimento é de satisfação pelo protagonismo do empresariado, do cidadão e do poder público, em poder pensar Manaus, ter direcionamento mais ajustado, mais elaborado para trazer melhorias e qualidade de vida para a população amazonense”, reforçou o presidente do Sinduscon-AM.

A nova diretoria, eleita por aclamação no dia 25 de novembro de 2019, é composta pelo vice-presidente, Euler Guimarães Menezes de Souza, e pelos conselheiros fiscais:

  • Francisco de Assis Mourão Júnior
  • Mário Jumbo Miranda Aufiero
  • Manoel Carlos de Oliveira Júnior
  • Afonso Luiz Costa Lins Junior

Conselheiros deliberativos:

  • Ulisses Tapajós Neto
  • Raul Carlos Araújo de Andrade
  • Frank do Carmo Souza
  • Lamisse Said da Silva Cavalcanti

 

Codese Manaus

O Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formada pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.

A organização foi criada em 2015 com a finalidade de possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.

 

Ações de consolidação

A II Feira do Polo Digital de Manaus, que aconteceu em novembro de 2019, também foi uma realização do Codese Manaus e superou todas as estimativas da organização. Ao longo dos três dias de evento, 21 mil pessoas passaram pelo local, que reuniu mais de 100 expositores, dentre institutos e empresas de TI, startups, universidades e incubadoras, além de palestras e outras atividades paralelas.

O valor de negócios prospectados durante a feira também bateu recorde, totalizando R$ 24,5 milhões, o dobro da edição anterior. Já o montante de negócios fechados durante os três dias de evento chegou a R$ 1,9 milhão.

De acordo com Romero Reis, a chamada Indústria 4.0, que tem no Polo Digital um dos seus pilares, abre novas perspectivas para a Zona Franca de Manaus, gerando empregos de qualidade e ajudando a diversificar a economia local, bem como trabalham para levar soluções à população de baixa renda. Por isso, Romero considera que esses fatores indicam que o Polo Digital na capital amazonense está em franco processo de crescimento e consolidação.

 

O Futuro da Minha Cidade

Desde 2012, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal, realiza o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, que visa desenvolver e fortalecer o protagonismo na sociedade civil organizada para pensar e atuar no planejamento de um futuro de pelo menos 20 anos para as cidades, de forma apartidária, superando as gestões públicas.

O projeto surgiu da experiência bem sucedida da cidade de Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem/Codese), que possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano e tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, representatividade política apartidária, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Assilcon
Sinduscon-PB
Sinduscon – Vale
ADEMI-AM
AELO
Sinduscon-MG
Sinduscon-AM
Sinduscon-SM
SECOVI-GO
Sinduscon-PE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea