
Agência CBIC
Conselho Curador do FGTS marca reunião para 20 de junho

As reuniões ordinárias de 2023 do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) foram agendadas. O primeiro encontro do colegiado vai acontecer no próximo dia 20 de junho. A expectativa da construção é que a reunião inicial debata pontos como a revisão do teto para contratação com recursos do Fundo e a curva de subsídios.
Na última semana o governo federal designou seus representantes para composição do grupo, permitindo o início dos debates. As demais reuniões do Conselho foram agendadas para 18 de julho, 12 de setembro, 24 de outubro e 12 de dezembro. Os encontros do Grupo de Apoio Permanente (GAP), que assessora do CCFGTS, também foram agendadas. O GAP debate os temas tecnicamente antes de serem deliberados pelo Conselho.
Na reunião do Conselho ocorrida em dezembro do ano passado foi aprovada a ampliação do valor para contratação com recursos do Fundo, além da manutenção por mais 6 meses das taxas de juros para o grupo 3 e pró-cotista. O conselheiro Elson Ribeiro Póvoa, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destacou que a atuação intensa da entidade sobre o tema para evitar a descontinuidade nas contratações e garantir a geração de empregos no setor. “Foi uma conquista da CBIC, que trabalhou muito para que essa demanda fosse atendida, e que atende grande parte da população brasileira. Precisamos garantir a manutenção desses pontos”, afirmou.