Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/09/2019

Confiança dos empresários do setor recua em setembro, segundo FGV

Após três altas consecutivas, a confiança dos empresários da construção acomodou em setembro, influenciada pela queda nas expectativas, em razão do ritmo lento da recuperação e as incertezas que o cercam. É o que revela o Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas, que cedeu 0,5 ponto neste mês (87,1 pontos), acumulando 6,9 pontos no período. Em médias móveis trimestrais, o índice mantém a tendência ascendente, pelo quarto mês, com aumento de 1,4 ponto.

“O resultado não altera o sinal positivo no terceiro trimestre, que foi marcado por uma redução do pessimismo no período, mas a percepção das empresas se mantém bastante suscetível às notícias sobre contingenciamento dos recursos do orçamento federal e às dificuldades fiscais que vêm reduzindo sobremaneira a capacidade de investir dos entes públicos”, menciona a coordenadora de Projetos da Construção da FGV Ibre, Ana Maria Castelo.

Em setembro, o resultado do ICST foi influenciado por uma piora das perspectivas de curto prazo do empresariado.

O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,9 ponto, para 97,0 pontos, mas terminou o terceiro trimestre com ganho acumulado de 4,5 pontos. Houve queda nos dois componentes que  compõem o IE-S: o indicador que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes caiu 1,2 ponto, para 96,3 pontos, e o indicador de demanda prevista nos três meses seguintes diminuiu 0,6 ponto, para 97,6 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) se manteve estável no patamar de 77,6 pontos A estabilidade do índice esse mês foi gerada por um aumento de 0,6 ponto na satisfação das empresas sobre a situação atual dos negócios, para 80,2 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2015 (81,4 pontos) e redução de 0,7 ponto no indicador de carteira de contratos para 75,1 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor variou negativamente 0,2 ponto percentual, para 69,4%, interrompendo a alta dos últimos cinco meses. Em relação aos NUCIs para Máquinas e Equipamentos e NUCI para Mão de Obra, as variações foram opostas: 0,7 e -0,4 ponto percentual.

Nivel de atividades

De acordo com a Sondagem, a percepção empresarial sobre a situação corrente dos negócios registrou ligeiro crescimento em setembro, fechando o quarto mês consecutivo de alta. Essa percepção menos pessimista sobre os negócios vem se refletindo também sobre a própria atividade. O PIB do segundo trimestre traduziu finalmente essa melhora que foi atribuída ao mercado imobiliário residencial.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-RO
Sinduscon-GO
Aconvap
Sinduscon-SP
Sinduscon-ES
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-DF
Sinduson – GV
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea