
AGÊNCIA CBIC
Confiança do empresário da construção recua, mas o setor segue confiante

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da Construção em relação aos próximos meses recuou 1,3 ponto em março, apesar de se manter acima da média histórica. Já a intenção de investimento para os próximos seis meses registrou o maior valor para o período desde 2014. Os dados são Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira (21/03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“Diante de um cenário onde incertezas ganharam força, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, com perspectivas de mais inflação e mais aumento de juros, é natural que as preocupações dos empresários aumentem”, comenta a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
A tendência de alta da intenção em investir acompanha a evolução da Utilização da Capacidade Operacional (UCO) que, embora tenha apresentado estabilidade entre janeiro e fevereiro, encontra-se em nível historicamente elevado.
A pesquisa revela ainda que os indicadores de desempenho continuam mostrando que a atividade do setor segue melhor do que o registrado em anos anteriores. “Naturalmente isso é reflexo do ciclo de negócios iniciado no ano passado, onde se observou incremento nas vendas e nos lançamentos”, completa Vasconcelos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 11/03, junto a 395 empresas, sendo 143 de pequeno porte, 172 de médio porte e 80 de grande porte.
Acesse a íntegra da Sondagem Indústria da Construção de fevereiro/2022.