Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/05/2018

Confiança do empresário cai pelo segundo mês consecutivo, diz CNI

Business adviser analyzing financial figures denoting the progress in the work of the company.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado ontem (21/05) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu para 55,5 pontos em maio, segunda queda consecutiva do indicador, que está 1,2 ponto inferior ao de abril. De acordo com a pesquisa, essas duas quedas consecutivas (abril e maio) interrompem uma sequência de oito meses de crescimento, ou pelo menos de estabilidade, do ICEI. Mesmo assim, o índice, que está 1,3 ponto acima da média histórica, mostra que os empresários continuam otimistas. A confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o ICEI ficou em 56,9 pontos em maio. Nas pequenas, o índice foi de 53 pontos e, nas médias, de 55,1 pontos. O ICEI varia de zero a cem pontos. Quando está acima de 50 pontos, reflete confiança dos empresários.

De acordo com o levantamento, a queda do ICEI neste mês é resultado tanto do recuo da confiança sobre as condições correntes e as expectativas para os próximos seis meses em relação ao desempenho das empresas e da economia. O índice de condições atuais caiu para 50,1 pontos e ficou em cima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. O índice de expectativa, por sua vez, recuou para 58,2 pontos, mas, como segue acima dos 50 pontos, aponta manutenção da confiança dos industriais para os próximos seis meses.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 14 de maio, com 2.673 empresas, das quais 1.065 são pequenas, 1.000 são médias e 608 são de grande porte.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-Joinville
Ademi – AL
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-AP
Sinduscon-BA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – MA
Sinduscon-MG
Sinduscon – CO
Sindicopes
Sinduscon-RO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea