Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/11/2019

Conecti: Ceotto explicará acesso de construtores a novas tecnologias

Luiz Henrique Ceotto, sócio sênior da Tecnoeng Consultoria, é um dos convidados para o painel ‘A inovação e o futuro da construção’, dentro do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019) será realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Fashion Hall, em Maringá (PR). Confira a programação completa no site do evento. Ceotto explica que todas as tecnologias estão disponíveis para serem usadas pelo setor – do projeto à venda das unidades – mas esbarram na burocracia.

“A construção civil, sempre que questionada sobre um tema, devolve a mesma resposta: vamos dar prazo. Prazo para banco, prazo para o cliente, e isso se tornou uma bola de neve cujo resultado são projetos de seis, sete anos para total conclusão. Precisamos mudar urgentemente essa cultura que está inserida no setor“, argumenta.

Outro ponto levantado pelo engenheiro é que, erroneamente, pensa-se que nosso país não possui tecnologia de ponta na construção e não está inserido no contexto da inovação ou indústria 4.0, por exemplo. “O problema é justamente oposto, temos acesso a essas tecnologias, mas não estamos culturalmente preparados para usufruir de todas elas da melhor forma. Nós temos um quadro de empresas que nem passaram da indústria 1.0 e querem saltar para a 4.0 sem preparação, o que dificulta o processo”, explica.

Segundo Ceotto, ao comparar a realidade do Brasil com outros países, fica comprovado como o país está atrasado nessa área. “Enquanto Nova Iorque leva três meses para aprovar um projeto, o Brasil leva anos. Para isso evoluir, a solução seria reunir todos os elos do segmento para trabalharem uma estratégia eficaz, a fim de reduzir esse longo tempo para produção”, afirma Ceotto.

Para o engenheiro, uma das maiores dificuldades para implementar inovações é o alto custo. “A tecnologia em si não é o problema. O problema é o valor, onde temos uma discrepância absurda de impostos no setor: sobre serviços nas obras, 5%. Já sobre produtos industrializados, quase 25%”, finaliza Ceotto.

Além de Ceotto, o painel ‘A inovação e o futuro da construção’ contará com Guga Stocco, CEO da GR1D e cofundador da empresa de VC Domo Invest, que vai tratar de um modelo mais produtivo nas empresas e da importância do acesso da construção às tecnologias. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste), Marcos Mauro, será o mediador do painel.

O Conecti CBIC 2019 reunirá representantes do Poder Executivo, empresários, dirigentes e executivos da construção civil de todo o Brasil. A programação é variada, incluindo palestras, debates e apresentações de cases de sucesso. Faça já sua inscrição. O prazo acaba no dia 15 de novembro.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Conecti CBIC será realizado pelo Sinduscon-PR/Noroeste. Trata-se de uma grande oportunidade de trocar informações sobre tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do País.

Os temas dos painéis têm interface com os projetos da CBIC ‘O Futuro da Minha Cidade’ e ‘Ética e Compliance na Construção’, que são correalizados pelo Sesi Nacional, e ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ e ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’, realizados em conjunto com o Senai Nacional.

Confira a programação e palestrantes do evento.

Veja a seguir, o vídeo-convite do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
Sinduscom-NH
Aconvap
Sinduscom-VT
Sinduscon-BNU
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RR
Sinduscon-RN
Sinduscon – CO
Sinduscon-TAP
Sinduscon-SE
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea