Logo da CBIC

Agência CBIC

18/09/2019

Conecti CBIC debaterá o ‘Futuro do Crédito Imobiliário’ em novembro

No dia 22 de novembro, o vice-presidente de Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, vai mediar um dos quatro painéis que compõem a primeira edição do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação – Conecti CBIC 2019. O tema do painel será ‘O Futuro do Crédito Imobiliário’, e terá como participantes convidados o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte de Abreu.

Petrucci destaca alguns dos assuntos que devem ser tratados com o presidente da Caixa, como liberação de recursos para faixas 1,5, 2 e 3 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), os resultados da adoção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para reajuste do crédito imobiliário e a liberação das parcelas das obras da faixa 1 do MCMV.

“Vai ser uma excelente oportunidade para saber os resultados que a nova modalidade de crédito pelo IPCA já provocou e também entender melhor como estão sendo tratados assuntos tão relevantes para o setor como os atrasos nas parcelas do MCMV”, informa o vice-presidente.

Com o presidente da Abecip, o foco deve ser o debate sobre Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), assim como o andamento da plataforma block para recebíveis. “Sobre as LIGs, que até o primeiro semestre de 2019 tiveram R$ 7,6 bilhões em negociações, vamos questionar se ainda há apetite para esse tipo de papel. Em relação à nova plataforma, é importante abordar a possibilidade de empresas que nunca tiveram condições de acessar o crédito imobiliário, agora passarem a ter”, explica.

Celso Petrucci lembra que hoje o crédito imobiliário ainda é muito elitizado. “A expectativa é que essa plataforma seja lançada em 2020, incluindo empresas loteadoras e incorporadoras num mercado que hoje não existe”, acrescenta.

Além do painel ‘O Futuro do Crédito Imobiliário’, confira os outros três painéis que compõem a programação do dia 22 de setembro:

Painel – ‘Como a ética torna uma empresa mais eficiente’

• Ministro da Justiça e Segurança Pública – Sérgio Moro (convidado)
• Presidente da CBIC – José Carlos Martins (confirmado)

Painel – ‘O Futuro da Minha Cidade’

• Governador do Distrito Federal – Ibaneis Rocha (convidado)
• Consultor de Sustentabilidade – Silvio Barros (confirmado)
• Presidente do Codese-DF – Paulo Muniz (confirmado)
• Mediador: jornalista e escritor – Gilberto Dimenstein (confirmado)

Painel – ‘A inovação e o futuro da construção’

• Sócio Sênior da Tecnoeng Consultoria – Luiz Henrique Ceotto (confirmado)
• Fundador e CEO da GR1D – Guga Stocco (convidado)
• Mediador: representante da cadeia produtiva (convidado)

O Conecti será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Maringá, no Paraná. O tema do evento é ‘Tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do País’. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o Conecti será realizado pelo Sinduscon-PR/Noroeste.

Confira mais informações e a programação do evento, no site do Conecti CBIC 2019 e faça sua inscrição.

 

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Maio/2022

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Ademi – ES
Sinduscon-AL
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-DF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon Chapecó
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X