
AGÊNCIA CBIC
Comissão de Responsabilidade Social define plano de trabalho de 2023

Projetos e iniciativas para valorização do trabalhador da construção, desenvolvimento de liderança e a participação das mulheres no setor foram temas da reunião da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que aconteceu nesta quarta-feira (22), de forma on-line.
Valorização do Trabalhador é um dos projetos de reconhecimento ao trabalho dos profissionais do setor. Dentro dele, a comissão deve desenvolver ações para destacar as possibilidades de crescimento, além de incentivar a legalização e a formalização dos trabalhadores.
Já o de Desenvolvimento de Liderança será outro tema trabalhado pela Comissão neste ano. O projeto visa capacitar profissionais para que possam contribuir na tomada de decisões e na formação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da indústria da construção.
Na primeira reunião do grupo também foi discutida a realização do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que também já está em fase de desenvolvimento. O Prêmio é a maior iniciativa de reconhecimento na área da responsabilidade social da indústria da construção no país.
ENIC e DNCS
A participação feminina na construção vai ser tema de um dos painéis do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontecerá de 12 a 14 de abril, na São Paulo Expo. Com o tema “Elas Constroem”, o painel visa incentivar o trabalho da mulher no setor e abordar oportunidades e desafios. Além de ser um dos paineis do ENIC, também será tema de projeto de trabalho durante todo o ano pela Comissão.
“As mulheres estão muito mais concentradas em áreas de administração e gestão. Você olha para o canteiro de obras e praticamente não vê mulheres trabalhando. Então queremos trazer algumas iniciativas pontuais, entendendo um pouco mais sobre o que precisamos fazer para melhorar essa participação e mostrar que é um espaço seguro”, avaliou a presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes.
A realização do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), celebrado anualmente para reconhecer a atuação dos profissionais do setor, também foi debatida na reunião. Para Ana Cláudia, a ideia é levar para os eventos do DNCS assuntos latentes na sociedade e que envolvam o trabalho da construção. “O intuito é trabalhar esses temas com o nosso trabalhador e com as empresas. Serão temas para gerar mudanças e reflexão para sempre melhorarmos”, explicou.
Os assuntos da reunião têm interface com os projetos “Valorização do Trabalhador, Desenvolvimento de Lideranças, Elas Constroem e Prêmio CBIC de Responsabilidade Social” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).