Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/07/2021

Comissão de Habitação de Interesse Social retoma reuniões com a Caixa

A Comissão de Habitação de Interesse Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CHIS/CBIC) realizou, nesta sexta-feira (30), reunião com a Caixa Econômica Federal, para apresentar números do setor e as melhorias implementadas na concessão de crédito imobiliário.

O encontro foi moderado pelo presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e contou com a participação do presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (CII/CBIC), Celso Petrucci; do diretor-executivo de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger; e dos superintendentes nacionais Gustavo Sena, Marlon Machado, Elaine Cristina Coelho e Fernando Silveira.

Durante a reunião, Gustavo Sena apresentou a evolução das contratações da Caixa do período de janeiro a junho em uma comparação com 2020 e 2021. De acordo com o levantamento, até junho deste ano foram arrecadados R$ 65,4 bilhões – um aumento de 36%, o que equivale a a 1,18 milhão de pessoas de casa nova. Já com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) foram contratados R$ 37,4 bilhões até junho de 2021.

No âmbito das melhorias no crédito imobiliário para pessoas jurídicas (PJ) foram apresentados:

– Nível de Desempenho Técnico (DNT): empresas serão avaliadas conforme sua expertise e performance técnica, com ritos de avaliação e acompanhamento de obras diferenciadas para os clientes com maior qualificação;

– Habitação PJ + Caixa: viabilidade prévia do empreendimento (MVP) e reorganização da esteira de contratação, com avaliações em paralelo e assinatura de memorando;

– Incorpora Fácil: agilidade no processo de análise de empreendimentos de pequeno porte e baixa complexidade. Até 100 UH;

– Liberação PLS: obras em estágio normal/adiantada.

Todos possuem intervalos de 60 dias para emissão da RAE.

A superintendente Elaine Cristina Coelho apresentou a Rede Executiva de Habitação da entidade que é composta por:

  • GIHAB (Gerência de Habitação) – engloba apoio na prospecção de negócios, acompanhamento das obras, retomada de obras paralisadas e entregas de empreendimentos. Todos com ponto focal no atendimento.
  • CIHAR (Centralizadora Regional) – engloba análise e avaliação de empreendimentos, avaliação de pessoa física e análise da certificação DNT e Selo. Trata-se de uma esteira de produção com capilaridade.

Marlon Machado falou sobre a identidade das CN Operacionais de Habitação. São elas:

  • CEHOP – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Física vinculada à empreendimentos;
  • CEHOJ – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Jurídica (PJ) com concessão PJ até a primeira agregação;
  • CEHMA – CN de Manutenção de Créditos Habitacionais de PJ com cédula especializada    em atendimento judicial;
  • CEHOE – CN de Manutenção e Atividade Especializada Habitacional PJ, que engloba manutenção PJ, FAR e o programa De Olho Na Qualidade com liberação a partir da primeira parcela/antecipação PJ.

Segundo Machado, o objetivo é especializar o atendimento ao cliente, em cada linha do processo, promovendo condições para assegurar a efetividade na realização dos negócios de habitação. Com simplificação dos fluxos dos processos e aumento da eficiência operacional – todas as atividades em uma única centralizadora.

Sobre a Avaliação de Imóveis, o senhor Maurício Abreu reforçou que as demandas de avaliação adotadas pela CAIXA são realizadas por engenheiros, arquitetos, avaliadores de imóveis, do quadro de funcionários da CAIXA e terceirizados, selecionados forma randômica a partir de uma lista pré-definida por profissionais que dominam o mercado local do imóvel avaliando.

Ao final da apresentação, o presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, ressaltou a atribuição da Caixa. “Entendemos que o papel da Caixa é extremamente importante para atuar em todos os municípios do Brasil. A capilaridade e a vontade de fazer da entidade é inegável, e está sempre em busca de melhorias para todas as mudanças que acontecem”, disse.

O presidente da CII/CBIC, Celso Petrucci, destacou a próxima coletiva de imprensa dos Indicadores Imobiliários Nacionais referente ao segundo trimestre deste ano, marcada para o dia 23 de agosto. “Não tenho dúvidas que será melhor que o primeiro”, afirmou.

A Caixa quer ouvir você!

A CBIC retomou as reuniões regionais com a Caixa. Para participar e realizar uma com a sua entidade, envie sugestões para o e-mail [email protected] .

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o site e as redes sociais da CBIC.

A reunião tem interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI- PB
ADEMI – BA
Sinduscon – Norte
ANEOR
Sinduscon-MS
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Oeste/PR
FENAPC
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-AM
Sinduscom-VT
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea