Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/12/2023

COMAT divulga números da normalização do setor da construção de 2023

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), acompanha, participa e divulga periodicamente todo o processo de normalização da ABNT, relativo ao setor da construção. De janeiro a novembro de 2023, 137 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afetas ao setor da construção foram alteradas. Dessas, 108 foram publicadas e 29 canceladas, conforme apresentado no gráfico abaixo.

Destaque também para as movimentações de normas: 80 estiveram em Consulta Nacional. Essas e outras informações do ano de 2023 podem ser conferidas no informativo”Números da Normalização da construção civil de 2023” da CBIC.

O Portal CBIC de Normas Técnicas, plataforma criada e gerida pela COMAT/CBIC para acompanhamento e divulgação das normas técnicas do setor, concentra em um único ambiente todas as informações de alterações de normas. Por meio do Portal os profissionais têm acesso à informação de quais normas estão em revisão, em Consulta Nacional, foram publicadas e canceladas.

Do arcabouço das normas técnicas ABNT, aproximadamente 2.300 são afetas ao setor da Construção. Dessas, 1.271 se aplicam às edificações e compõe o Catálogo de Edificações do Portal CBIC, segundo levantamento referente a novembro de 2023. As normas que se aplicam às edificações podem ser conferidas nos 8 capítulos do catálogo eletrônico, de acordo com o processo executivo do empreendimento.

 

Clique aqui  para acessar o Boletim com todas as normas que foram alteradas no ano de 2023.

O Portal CBIC também dispõe do Catálogo de Saneamento Básico, checklist eletrônico das normas técnicas ABNT referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. São 635 normas relacionadas, que estabelecem diretrizes que devem ser seguidas pelos profissionais da área, contribuindo para a conformidade do setor.

Acesse Portal CBIC de Normas Técnicas: www.cbic.org.br/normasdaconstrucao

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sindicopes
Ademi – PR
Sinduscon-Mossoró
Sicepot-RS
ASBRACO
Sinduscon-AP
ASSECOB
Sinduscon-SM
Sinduscon-RIO
Ademi – PE
APEOP-PR
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea