Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/01/2019

Comat/CBIC discute Norma de Desempenho e estudo de pensamento de futuro

Eduardo Aroeira (Ademi-DF), Dionizio Klavdianos (Comat/CBIC), e Marcos Galindo (CTECH) falam sobre norma de desempenho

https://www.flickr.com/photos/cbicfotos/with/45567427394/

 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou na quarta-feira (12), em Brasília, a quarta e última reunião bimestral de 2018 da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat).

 

A programação incluiu três painéis, sobre Revisão da Norma de Desempenho, Estudo Pensamento de Futuro e 3º Prêmio de Excelência SindusCon-SP, com a participação de cerca de 30 representantes do setor.

Na abertura, pela manhã, o vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, Dionizio Klavdianos, aproveitou para parabenizar e agradecer a todos que ajudaram a realizar o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (22ª edição), com destaque para os profissionais que concorreram com seus projetos e aos que contribuíram avaliando os inscritos, na comissão julgadora. “O Prêmio trata-se de uma grande homenagem ao trabalho que todos aqui desempenham durante o biênio”, comentou, ao citar a solenidade de premiação realizada na noite de terça-feira (11), na capital.

Klavdianos lembrou que a CBIC foi escolhida na semana passada para presidir o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), no momento que são celebrados os 20 anos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

A CBIC será representada por Marcos Galindo, integrante da Comat e do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA), que esteve presente à reunião e participou do debate acerca de desempenho na construção.

 

Comat/CBIC debate revisão da Norma de Desempenho

 

Em seguida, o vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, apresentou o painel Revisão da Norma de Desempenho de Edificações.

 

O painel teve como objetivo dirimir dúvidas, com base na prática, acerca da aplicação dos conceitos acerca do documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 15.575).

 

O tema também foi objeto de debate com os relatores dos Grupos de Trabalho da revisão da norma no âmbito na ABNT. Parte deles estava em outras cidades e participou remotamente da discussão, por conferência de áudio e vídeo via Internet.

 

Foram discutidos a responsabilidade da norma, o desvirtuamento da norma para uso prescritivo e a habitabilidade na norma. “Creio que atingimos o objetivo do painel, que era expor a grande dificuldade do setor nesse processo”, comentou Aroeira, que também falou sobre a relação entre a norma e políticas públicas ligadas à construção.

 

Na sequência, o líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC, Roberto Matozinhos, apresentou as funcionalidades do Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção – criado em maio de 2018 -, explicou como a ferramenta vem facilitando o processo de acompanhamento de normas em um único ambiente e citou os números de alterações ocorridas ao longo do ano, como consultas, publicações, confirmações e cancelamentos.

 

“A ABNT tem aproximadamente 8 mil normas e, por meio do portal, nós monitoramos as alterações que podem ocorrer nas cerca de 2 mil normas que interessam o setor da construção. O portal é uma ferramenta interativa, intuitiva e lógica que ajuda a dispor a informação de forma organizada, atualizada, confiável e ágil”, afirmou Matozinhos, que também é representante do Sinduscon-MG.

 

O representante ainda distribuiu um infográfico com as informações prioritárias do que mudou na questão de normalização do setor que está sendo monitorada pelo Gant e citou novidades sobre o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat) e do portal Conexão DT, da ABNT.

 

O fundador da empresa Promovisão, Romano Pansera, aproveitou o encontro para divulgar a caravana que a CBIC está organizando para a Internacional Builders Show, uma feira de construção que acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, no período de 20 a 22 de fevereiro de 2019. O convite foi estendido a toda a cadeia de stakeholders ligados à CBIC.

Os painéis realizados durante a reunião integram os projetos ‘Gestão das Normas Técnicas do Setor’ e ‘Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção’, iniciativas da Comat/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
ADEMI – BA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASSECOB
APEOP-SP
Sinduscon – Vale
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Oeste/PR
FENAPC
ANEOR
Ademi – PR
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea