AGÊNCIA CBIC
Com expectativa de 35 mil visitantes, a XIII Ficons começou nesta terça-feira
A XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção, organizada pelo Sinduscon-PE, teve início nesta terça-feira, 03 de setembro, e segue até o dia 06, no Centro de Convenções de Pernambuco. Reconhecida como a maior feira de construção do Norte e Nordeste, a Ficons promete agitar o setor com inovações e grandes oportunidades de negócios.
A cerimônia de abertura, que marcou o início do evento, foi conduzida pelo presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio de Sá Barreto, e pela vice-governadora de Pernambuco, Priscilla Krause. “Neste ano contamos com 130 expositores, que representam aproximadamente 180 marcas, e que devem ter um volume de negócio acima de R$ 300 milhões. Mas, além disso, essa feira é muito mais importante pela troca de tecnologia, troca de conhecimentos, pela inovação e novos equipamentos”, comenta Antônio Cláudio.
O cenário promissor da construção reforça o otimismo dos profissionais do setor. “Estamos com recorde de lançamentos imobiliários que provêm habitação para as pessoas, emprego em alta e agora com uma notícia sobre um PIB forte no setor da indústria alcançando, no segundo trimestre de 2024, 3,5% de crescimento. Ao se comparar com a economia nacional, que cresceu apenas 1,4% no mesmo período, significa que a indústria da construção puxa o PIB. É uma grande locomotiva”, comenta Renato Correia, presidente da CBIC. “Fazer uma feira como essa em Recife, em Pernambuco, é muito importante para criar uma sinergia, para que toda cadeia se una e continue a trazer mais infraestrutura para esse país, mais habitação.”
Autoridades do governo estadual também marcaram presença no primeiro dia do evento, destacando a importância da Feira no atual cenário de Pernambuco. “Este é um momento especial, pois estamos com o Programa Morar Bem Pernambuco que tem impulsionado bastante a Habitação de Interesse Social, além de vários investimentos do governo do estado em infraestrutura, como estradas, creches e equipamentos públicos que vão movimentar este setor que é impulsionador de empregos”, aponta a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
Em uma área total de 17 mil m², grandes nomes do setor apresentam suas principais inovações em tintas, pisos, materiais elétricos, louças e metais sanitários, além de fabricantes e locadoras de máquinas e equipamentos. A feira também conta com um espaço externo dedicado à exibição de máquinas de grande porte, como gruas, e um elevador em funcionamento, demonstrando o avanço tecnológico no setor.
Participaram do evento:
Priscila Krause, Vice-Governadora de Pernambuco; Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura do Recife; Bruno Velozo, Presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco; Ricardo Essinger, Vice-Presidente da Confederação Nacional Da Indústria; Lamartine Alves Pereira, Presidente do Sinduscon Paraíba; Paulo Lira, Presidente da Companhia de Habitação e Obras do Estado de Pernambuco; Gelisa de Lara Couto Bosi, Secretária Executiva De Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Do Recife; Renato Corrêa, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil; Rafael Simões, Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário; André Fonseca, Secretário Executivo de Habitação do Governo de Pernambuco; Hugo Queiroz, Superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil em Pernambuco; Bernardo Peixoto, Presidente da Federação do Comércio de Pernambuco; Cel. Emerson, Representante Da Escola De Sargento Do Exército; Érico Furtado e José Antônio Simon, Ex-Presidentes do Sinduscon-PE; Betinha Nascimento, Vice-Presidente do Sinduscon-PE; Camila Barreto, Diretora Regional do SENAI; Paulo Nery, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco; Cláudia Cartaxo, Superintendente do SESI-PE; Israel Erlieh, Superintendente da FIEPE/SEL; Marcelo Maia, Superintendente Regional da CEF; João Oliveira, Superintendente Executivo de Habitação da CEF; Fernando Acioli, Gerente Executivo de Habitação da CEF; Simone Nunes, Secretária de Habitação De Pernambuco.