Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/07/2022

COIC debate Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 em reunião

Na reunião do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE), ocorrida na última quarta-feira (27), a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), convidou o representante da Associação Brasileira de Engenharia Industrial – ABEMI, Maurício Godoy, para falar sobre o desenvolvimento do Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0), desenvolvida na ABEMI.

Na ocasião, foi abordada a importância do ProEC 4.0 no sentido de estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor de engenharia e construção, além de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico. A missão do ProEC 4.0 é promover o crescimento sustentável do setor de Engenharia Industrial e Construção Pesada por meio da inovação e transformação digital das empresas.

Um dos objetivos do ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR). Os visitantes participarão de demonstrações que fazem uso de tecnologias digitais 4.0 que, aplicadas e integradas, poderão resolver problemas reais de negócios e engajar-se com uma infinidade de soluções com potencial de uso.

O tema inovação é de extrema importância e necessário para evolução do segmento de Obras Industriais e Corporativas, de acordo com o presidente da COIC, Ilso de Oliveira. “A missão da COIC é elevar o nível de sucesso dos projetos de Obras Industriais e Corporativas implantados no País. Para cumprir este objetivo, trabalhar com inovação é fundamental, por isso a comissão inseriu este tema em seu plano de projetos. Neste sentido, estamos focando em compartilhar conhecimento entre as  empresas e instituições que estejam também avançando em projetos de inovação. A soma de esforços no sentido de trabalhar conjuntamente encurta caminhos e acelera o processo”, afirmou Oliveira.  

“A Engenharia de grandes projetos utiliza a modelagem 3D, que representa um grande diferencial em relação a como se fazia engenharia a alguns anos atrás, porém, isto representa uma parcela pequena das ferramentas disponíveis atualmente”, comentou Maurício Godoy sobre o atual estágio da Engenharia e Construção Pesada (E&C) 4.0 no Brasil. 

Segundo Godoy, a adoção das tecnologias em obras de construção tem sido lenta. “Não seria absurdo dizer que fazemos obras como se fazia a 20 ou 30 anos atrás”, disse. “Várias das tecnologias que já foram adotadas na indústria 4.0 podem também beneficiar os projetos de E&C, porém a adoção destas tecnologias está em estágio bastante inicial, não só no Brasil mas também em economias que tem um mercado de E&C bastante consolidado”, apontou.

 Clique aqui e saiba mais!

O tema tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
ADEMI – BA
Sinduscon-PA
SINDICIG
Sinduscon-BC
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – MA
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SP
Sinduscon-Brusque
Ademi – ES
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea