Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2024

COIC debate principais projetos para 2024

A valorização da engenharia e o aprimoramento do nível de maturidade das empresas do setor de obras industriais foram destacados durante a primeira reunião geral da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada nesta quarta-feira (6).

Ilso Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, destacou que a Comissão tem se empenhado nos últimos cinco anos para elevar o sucesso das empresas do setor. “Nossa missão é aumentar o índice de sucesso das empresas que têm estado em torno de 50%. Para alcançar esse objetivo, é fundamental valorizar a engenharia e oferecer suporte às empresas para que possam aprimorar seu nível de maturidade e gestão”, afirmou.

Para 2024, a Comissão enfatizou a importância da continuidade das campanhas de Valorização da Engenharia, por meio de parcerias estratégicas com as instituições educacionais para ampliar o alcance do tema, além de promover a cultura da Gestão Compartilhada, com a divulgação das boas práticas e a atualização do Guia Prático, lançado em 2021

Com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as principais demandas do setor e orientar as campanhas da comissão ao longo do ano, Nair Quintanilha, CEO da Paraná Pesquisas, apresentou um relatório destacando os principais aspectos da percepção pública sobre a engenharia no Brasil. Para compreender a visão e o impacto da engenharia na sociedade, o público-alvo da campanha incluiu a população em geral, engenheiros formados e estudantes do ensino médio, conforme explicou Nair. “A pesquisa é fundamental para compreender como a engenharia é percebida na sociedade”, ressaltou.

Durante a apresentação, foram compartilhados dados sobre a percepção de visibilidade e reconhecimento dos profissionais da engenharia, a inclusão e diversidade no setor, a formação acadêmica e profissional, e os principais desafios para ingressar no mercado de trabalho.

Para aprofundar o debate, ainda durante o encontro, Marcelo Guerra, diretor da Somatório Inteligência Direcionada, apresentou o Relatório da Pesquisa de Mercado, encomendado pela CBIC com o intuito de esclarecer a Maturidade Gerencial e Técnica das empresas do setor. O objetivo da pesquisa foi levantar, medir e analisar informações e percepções junto aos representantes de empresas atuantes no segmento de Obras Industriais e Corporativas. De acordo com Guerra, a pesquisa aborda os desafios operacionais enfrentados e a dificuldade na contratação de mão-de-obra no setor. “Os dados fornecem insights valiosos sobre a relação entre o sucesso das empresas e seu nível de maturidade”, destacou.

Os dados das pesquisas serão amplamente divulgados pela CBIC nos próximos dias.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
SECOVI- PB
Sinduscon-GO
Sinduscon-Joinville
Ademi – PR
Sicepot-PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Brusque
SINDICIG
Sinduscon – Norte
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea