Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/08/2022

Codese promove sabatina com candidatos ao governo do Distrito Federal

Candidatos ao governo do Distrito Federal – Ibaneis Rocha (MDB), Keka Bagno (PSOL), Leandro Grass (PV), Leila Barros (PDT), Paulo Octávio (PSD), Renan Arruda (PCO), Izalci Lucas (PSDB) e Lucas Salles (DC) – participaram nos dias 30 e 31/08 de sabatina organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) para discutir ações e metas propostas pela sociedade civil organizada apresentadas no documento “O DF Que A Gente Quer – Visão 2022-2040”.

Com 180 páginas, o documento é um plano estratégico de desenvolvimento que carrega planos estruturantes de desenvolvimento socioeconômico, de curto, médio e longo prazo, para o Distrito Federal e região, com foco na melhoria da qualidade de vida da população do DF. As propostas e diretrizes foram sugeridas por diversos setores da sociedade civil.

Os candidatos foram questionados individualmente pelos líderes dos seis grandes eixos de desenvolvimento abordados no documento (citados abaixo), com mediações dos jornalistas Roberto Fonseca, do Correio Braziliense; Patrício Macedo, da TV Brasília; Henrique Chaves e Guilherme Portanova, ambos da TV Record.

  • Desenvolvimento urbano
  • Desenvolvimento econômico
  • Cidadania e desenvolvimento social
  • Sustentabilidade, tecnologia e inovação
  • Brasília-Goiânia e ride
  • Economia criativa, esporte, turismo e cultura

Durante os debates, os postulantes foram indagados sobre a disposição em aderir às propostas do documento elaborado pela Codese/DF, assumindo o compromisso de executá-las, caso sejam eleitos. Eles também devem se comprometer a incorporar as metas e ações em seus programas de governo, com o objetivo de implementar políticas públicas que gerem os resultados pretendidos pela população no futuro.

A sabatina está disponível no canal oficial do Codese-DF no YouTube. Clique aqui para ver no YouTube.

Codese-DF

Fruto do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, da CBIC, inspirado no modelo bem-sucedido da cidade de Maringá/PR, o Codese-DF é uma iniciativa da sociedade civil organizada, formada por membros voluntários, entre eles gestores públicos e privados, representantes de entidades. Foi criado em 2017 com a participação de mais de 50 entidades e teve como primeiro presidente Paulo Muniz. Suas atribuições são exercidas em parceria com entidades do setor produtivo, sociedade civil e academia.  Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e entorno, a curto, médio e longo prazo.

“Em agosto de 2018, inauguramos essa sabatina com todos os candidatos ao GDF da época com o nosso projeto ‘O DF que a gene quer 2018/2030’. Hoje, contratamos a empresa Macroplan para fazer o projeto 2022/2040. Um belíssimo projeto, muito consistente, pautado pelos nossos líderes”, ressaltou Paulo Muniz.

“Ao final da sabatina o candidato assina o compromisso de aplicar o nosso projeto, na transição e durante todo o governo, onde teremos a oportunidade de monitorar e mensurar todos os indicadores de desenvolvimento”, frisou Paulo Muniz, salientando que “deveríamos ter uma sabatina com cada candidato à Presidência da República pautada nesse nosso modelo, com especialistas de cada setor, sem viés político partidário. Seria mais produtivo”.

(Com informações do Correio Braziliense)

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduson – GV
Sinduscon – Vale do Piranga
SECOVI-SP
ADIT Brasil
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-AC
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.