Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/01/2023

Codese-DF propõe avanços até 2040

Com foco no desenvolvimento da região, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Codese-DF) aderiu ao projeto O Futuro da Minha Cidade, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A iniciativa, implementada em 2017, visa o crescimento sustentável da capital do país. Para isso, foram criadas 18 câmaras temáticas, agrupadas em 6 eixos estratégicos de desenvolvimento, formadas por representantes do setor produtivo, técnicos, acadêmicos e membros voluntários da população.

De acordo com Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF, o projeto demonstra a intenção da sociedade em promover e participar do desenvolvimento e da implementação de avanços na região e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida da população a longo prazo.

Segundo Ávila, em 2022 foi elaborado um documento denominado “O DF que a gente quer em 2040 – Uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera”, desenvolvido pelas câmaras técnicas do Conselho com participação da sociedade. “O documento apresenta uma lista das principais diretrizes estratégicas para alcançar um futuro melhor para a cidade, balizado por ações estruturantes que contribuirão diretamente para a sua construção”, destacou.

Entre as ações propostas há um plano habitacional que atenda todas as faixas de renda, o desenvolvimento de projetos de adensamento utilizando princípios dos ecobairros, a elaboração de um plano unificado para as unidades de conservação do DF, a priorização de políticas públicas de reciclagem de resíduos sólidos e princípios de lixo zero.

Em continuidade aos trabalhos proposto do documento, publicado em 2022, está sendo desenvolvida uma plataforma e um modelo de governança para acompanhar a execução das ações propostas pelo Codese e incluídas no novo Plano de Governo do Distrito Federal. Está previsto também o monitoramento dos principais índices de desenvolvimento socioeconômico da cidade nos próximos anos.

Sobre o projeto 

Desde 2012 a CBIC realiza o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, com correalização do Sesi Nacional, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o protagonismo na sociedade organizada para pensar e atuar no planejamento de pelo menos 20 anos para as cidades, de forma apartidária, superando as gestões públicas.

O projeto surgiu da experiência bem sucedida da cidade de Maringá (PR), por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem/Codese), que possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor, fazer e executar uma política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano. Tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada.

O projeto está alinhado com os ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 17 – Parcerias e meios de implementação.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Ademi – GO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SE
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-PE
Sinduscon-CE
Sinduscon Sul – MT
Sicepot-PR
FENAPC
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea