Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/11/2014

Cidades sustentáveis e os desafios da transição

"Cbic"
10/11/2014

Gazeta do Povo

Cidades sustentáveis e os desafios da transição

No dia 3 de dezembro de 2011, os participantes do 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram um  Manifesto por inovações no pensar, conceber e gerir as cidades . Nele, os engenheiros, após debaterem amplamente o tema  Experiências e conceitos inovadores de engenharia civil nas cidades , manifestam a necessidade de ações revolucionárias no trato das questões urbanísticas, desde o modo de pensar e conceber as cidades até sua gestão técnica, tendo como meta viabilizar a almejada sustentabilidade urbana.

Esse tipo de manifesto enfatiza a necessidade real de mudar a maneira como a população vive e usufrui dos recursos disponíveis no planeta. Na verdade, o tema tem sido amplamente discutido desde a década de 90.

Atualmente, as cidades são as principais responsáveis pela degradação do meio ambiente e do comportamento consumista daqueles que nelas habitam, colaborando também para o distanciamento das diferentes classes sociais. O interessante é que, de acordo com profissionais de sustentabilidade urbana, serão as próprias cidades que poderão reverter esse processo.

A construção civil, por exemplo, produz resíduos e utiliza-se de recursos minerais não renováveis, além de utilizar material tóxico. Só o cimento é responsável por 7% a 10% da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, sendo a terceira maior fonte de emissão deste gás (a primeira é a energia elétrica, seguida do transporte). Na área de saneamento, muitas favelas, periferias, pequenos municípios e regiões consideradas rurais, em todo o país, ainda não estão totalmente atendidas nos quesitos água tratada e rede de esgoto.

Para reverter essa realidade, já está em discussão no mundo todo o conceito de construção sustentável, que utiliza tecnologia disponível para o uso de fontes de energia mais eficientes e que reduzem o impacto no meio ambiente, além da adoção de selos que certifiquem obras que atuam dentro de critérios como localização correta, gerenciamento de água e resíduos, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, energia, manutenção, dentre outros. O desafio dos profissionais será o de pensar em como obter metrópoles autossuficientes onde as construções funcionarão como verdadeiras fábricas de energia.

E, se as cidades não são feitas de pedras e sim de homens, como afirmou no século 15 o filósofo italiano Marsílio Ficino, são estes mesmos homens que precisam despertar para uma nova realidade. O design das cidades precisa mudar. O ensino precisa mudar. O comportamento precisa mudar. O petróleo e a água vão acabar um dia, inevitavelmente, e tudo que se consome está diretamente ligado a esses dois recursos.

Se esses fatos são de conhecimento de todos, por que, nos últimos 25 anos, em vez de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, a população mundial aumentou em 50% estas mesmas emissões? Talvez a resposta não esteja apenas nos estudos técnicos de infraestrutura que possibilitem a preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida da população, mas sim em um plano, uma espécie de estudo social, que traga informações úteis sobre como fazer a transição do pensamento consumista presente para o pensamento ecológico do futuro.

Dê sua opinião 

 Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate. 

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Sinduscon-RS
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-PA
Sinduscon Anápolis
ADEMI-AM
Sinduscon-MS
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-MA
SECONCI BRASIL
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea