Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/05/2014

Chance de ter imóvel próprio

"Cbic"
16/05/2014

Correio Braziliense

Chance de ter imóvel próprio

Feirão da Caixa chega à 10ª edição, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com previsão de que mais de 10 mil unidades sejam comercializadas até domingo. Iniciativa promete aquecer o setor, segundo representantes da área » CAMILA COSTA

A coordenadora de negócios de distribuição Paula Camargo, de 33 anos, dividia um sonho com milhões de brasileiros: sair do aluguel. Ela conseguiu no ano passado. "Nunca achei que conseguiria, até porque não sabia nem por onde começar", lembra, agora com uma nítida sensação de liberdade. O caminho que Paula achou vai recomeçar hoje, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Até o ano passado, ela só olhava jornais e panfletos, quando decidiu conferir o Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal. A iniciativa vai até domingo: hoje e amanhã, das 10h às 21h, e no último dia, das 10h às 20h.

"Lá, eu achei pessoas que me ajudaram, fizeram a simulação, o financiamento foi aprovado e pronto", contou. Ela e a filha estão em um apartamento novo, em Samambaia. "O que eu mais gosto é poder fazer o que eu quero na minha casa, mudar, mexer e deixar com minha cara. Além disso, a grande motivação para tudo isso é poder deixar o imóvel para minha filha. É um investimento", revela Paula. Nos três dias de evento, o consumidor terá à disposição 40 construtoras e cerca de 50 correspondentes habitacionais, além de 40 imobiliárias. São mais de 30 empreendimentos novos com unidades em oferta. A previsão inicial da Caixa é de que o número de imóveis ofertados ao longo do feirão seja superior a 10 mil (veja arte).

No ano passado, foram assinados e encaminhados 6.795 mil negócios, o equivalente a mais de R$ 1,1 bilhão. "É uma boa oportunidade. Existe toda uma estrutura lá e o maior agente financiador do país. Tem como aprovar financimento na hora, fazer a simulação e, além disso, com valores abaixo dos praticados no mercado", afirmou o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) do DF, Carlos Hiram.

Para chamar possíveis compradores, os negociadores colocam vantagens, como o uso do FGTS, mais de 30 anos para pagar e a primeira parcela postergada para janeiro de 2015. Segundo o superintendente da Caixa em Brasília, Elicio Lima, o objetivo é fazer com que o consumidor encontre uma oportunidade que caiba no orçamento. "As opções são muitas. Além disso, terá o atendimento e as condições especiais de financiamento", garantiu.

No caso do Feirão da Caixa, o prazo para o financiamento imobiliário é de até 35 anos e as taxas de juros são a partir de 4,5% ao ano — com variação de acordo com a renda do tomador e do valor do imóvel. O consumidor pode, inclusive, optar por fechar um negócio mais em conta, com imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Segundo o diretor da Associação de Empresas do Setor Imobiliário (Ademi) do DF, Bruno Bontempo, o evento tem se tornado um sucesso por conta das possibilidades de vendas e da quantidade de opções ao consumidor em um único lugar. "Para o consumidor final, é interessante porque tem diferentes opções de preço, bairro, de imóvel. Ele pode fazer comparações, e o resultado disso tudo é conseguir comprar a casa própria", explicou Bontempo. Para o mercado imobiliário, as expectativas também são as melhores possíveis. "Entramos com o apoio de expor os produtos. Para nós, é bom poder atingir o cliente de uma maneira bem objetiva", afirmou.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Julio Cesar Peres, o Feirão acontecerá em um momento oportuno para o mercado, que vem em escalas decrescentes de lançamento de imóveis. "Os números caíram, e todo movimento desse tipo reaquece o setor. As pessoas expõem seus produtos, o volume de gente que passa pelo evento é grande, e, com a chance de resolver tudo em um só lugar, fica mais fácil fechar o negócio", observou Peres.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – DF
APEOP-SP
Sinduscon-MT
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Abrainc
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AP
Sinduscon – Lagos
Sindicopes
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea