Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2019

Certificação Edge capacita construtoras em práticas sustentáveis

teste 123

Construtoras e incorporadoras baianas tiveram a oportunidade de conhecer nesta sexta-feira (20/09), durante o encontro ‘Melhore o seu projeto e obtenha Outorga e IPTU Verde por meio da certificação Edge’, em Salvador/BA, as ferramentas para obtenção da certificação Excellence in Design for Greater Efficiencies (Edge). A iniciativa reconhece as práticas sustentáveis em empreendimentos residenciais e comerciais.

Conhecida por simplificar o processo para obter as credenciais, a certificação Edge se enquadra nas exigências necessárias para Outorga e IPTU Verde aplicadas pela Prefeitura Municipal de Salvador.

A base da certificação é um sistema online de acesso livre, que avalia a performance do edifício em três categorias – energia, água e materiais. A certificação ocorre quando se consegue uma redução de 20% nas três áreas.

Ao mencionar a Outorga e o IPTU Verde, benefício sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as edificações que fazem uso de soluções sustentáveis, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e vice-presidente da área Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Henrique de Oliveira Passos, lembrou que a própria sede do sindicato foi edificada seguindo esses princípios.

“É crescente a percepção do mercado de que é possível fazer uma construção com requisitos de sustentabilidade, a exemplo da própria sede do sindicato e de empreendimentos de empresas que atuam na área de habitação de interesse social. “É uma oportunidade de mostrar ao mercado – projetistas, construtores, incorporadores, clientes, consumidores e adquirentes – que é possível contribuir para mitigar os impactos da construção”, diz.

Da esquerda para a direita: Nilson Sarti (CMA/CBIC), Carlos Henrique Passos (Sinduscon-BA e CBIC), Cláudio Cunha (Ademi-BA) e José Bonivento (Edge da América Latina da SGS) (Crédito: Sérgio Figueiredo)

“A Lei da Outorga e do IPTU Verde é fruto de uma iniciativa da Ademi-BA e do Sinduscon-BA e a cidade de Salvador foi a primeira a ter um incentivo para diminuir o impacto da construção no meio ambiente”, mencionou o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, reforçando a importância da disseminação de conhecimentos sobre sustentabilidade e formas de certificação para tornar o tema cada vez mais forte.

Ao ressaltar a importância da parceria com a Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial, o vice-presidente da Área de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, informou que acompanhou na quinta-feira (19/09), em São Paulo, reunião no Banco Itaú, provocada pelo Banco Mundial, para apresentação do Edge. “O objetivo é criar condições e maior incentivo para empreendimentos mais sustentáveis”, comemorou.

“A certificação Edge é extremamente simples e boa para o médio e pequeno empreendedor. Tem uma plataforma online gratuita onde se pode modelar e já pré-certificar o projeto”, disse Sarti, mencionada a importância das empresas se preparem para a certificação.

Realizado pela Ademi-BA e pelo Sinduscon-BA, com apoio da CBIC, o encontro reuniu especialistas internacionais apresentando de forma prática e simples o sistema de certificação Edge, criado pela Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), membro do Grupo do Banco Mundial

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
ADIT Brasil
Sinduscon-SM
Sinduscon-PA
Sinduscon-JF
Sinduscon-CE
ASEOPP
Sinduson – GV
Sindicopes
SECOVI-SP
Aconvap
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea