Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/05/2021

Centro de Referência em Construção oferece cursos com tecnologia avançada

O Novo Centro de Referência da Construção Civil da Firjan Senai Sesi Tijuca ampliou a capacidade de atendimento em educação profissional à cadeia produtiva da construção, com foco no futuro do trabalho e da indústria.

A unidade de formação profissional e inovação do país tem capacidade de atender de 2.500 a 3.000 alunos do município e também de todo o estado do Rio, por ano, com cursos em EAD.

“O Centro de Referência da Construção Civil já nasce para formar profissionais qualificados e para apoiar as empresas com as tecnologias 4.0. Pelo material que temos, pela modernidade e pela capacidade de transformar profissionais do setor, é considerado o mais moderno do Brasil. O Rio está passando por um momento de investimento em infraestrutura e precisa de qualificação”, ressaltou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan. A unidade foi entregue no evento Rio Canteiro de Obras, realizado em 24/05, em comemoração ao Dia da Indústria.

“Estamos muito contentes com essa entrega, cujo projeto foi fruto de muita reflexão e debate com o segmento, e esperamos que nosso Centro seja uma grande alavanca para transformações positivas no setor em nosso estado e para formação de uma nova geração de profissionais”, ressaltou Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan Senai Sesi.

Novo Centro  é baseado em digitalização, industrialização e sustentabilidade

O portfólio foi desenvolvido com base em três pilares: a digitalização, a industrialização e a sustentabilidade. Isso se traduz em três linhas de cursos principais. A primeira diz respeito à formação na metodologia BIM (Building Information Modeling), uma revolução na área de projetos de arquitetura, instalações, gestão e execução de obras, manutenção e operação da edificação. Outras aplicações são realizadas no FabLab, por meio da fabricação digital e prototipagem rápida.

A segunda linha refere-se a novos processos construtivos, mais industrializados, como pré-moldados, steel frame, parede de concreto, drywall, entre outros modernos métodos construtivos. São processos também bastante disseminados em outros países, e que trazem ganhos de qualidade e produtividade significativos.

Por fim, a terceira vertente é a de cursos na área de energias renováveis, eficiência energética, instalações para reuso e reaproveitamento de águas pluviais e outras propostas voltadas para a sustentabilidade, incluindo tecnologias inteligentes de automação predial e residencial. São transformações que já vêm ocorrendo no exterior e que demandam a formação e atualização de profissionais em todos os níveis, incluindo o nível operacional, técnico e superior.

O novo Centro é uma grande contribuição para a formação dessas novas competências e para o avanço dessa indústria tão fundamental, melhorando as condições de trabalho, de produção e de produtividade no setor, considerando ainda a visão de sustentabilidade, que vem se tornando muito relevante nos dias de hoje.

Além dos títulos de qualificação de profissionais, há outros de aperfeiçoamento para os vários níveis e, também, cursos técnicos de edificações e de energias renováveis, inclusive em uma modalidade articulada com o Ensino Médio, direcionada para jovens. Serão muitas oportunidades de educação profissional, sempre voltadas para o desenvolvimento do estado do Rio.

SAIBA MAIS

(Com informações da Firjan)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
SECOVI-GO
Sinduscom-SL
Sinduscon-JP
Sinduscon-CE
Sinduscon-AM
Sinduscon-SF
Sinduscon-TAP
SECONCI BRASIL
Sinduscon-MS
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea