Logo da CBIC

Agência CBIC

29/04/2020

Central de Recebíveis entra em teste a partir do dia 4 de maio

A B3, empresa de infraestrutura de mercado financeiro, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão, demonstrou nesta quarta-feira (29) aos participantes do ‘Diálogos CBIC sobre Central de Recebíveis’, transmitido via Zoom, as funcionalidades do Block – Sistema de registro e gravame de recebíveis imobiliários – como plataforma de dados para que as empresas incorporadoras possam controlar melhor seus produtos e a relação com os seus clientes e agentes financeiros.

Com início do teste piloto da plataforma no próximo dia 4 de maio, a previsão é de que o lançamento oficial da Central de Recebíveis ocorra no dia 1º de julho.

Ao apontar a importância da amplitude desse mecanismo para dar liquidez e credibilidade ao mercado imobiliário e um ambiente adequado aos recebíveis, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou que “o sistema será um grande banco de cadastro positivo para as transações imobiliárias”.

A iniciativa, segundo o vice-presidente da área da Indústria Imobiliária, Celso Petrucci, é fruto de tratativas com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e o Banco Central e visa facilitar o acesso das pequenas e médias empresas ao crédito.

Para o superintendente de Crédito Imobiliário da Abecip, José Aguiar, além de possibilitar aos bancos operarem em maior escala, o sistema traz uma solução para os créditos, proporcionando maior agilidade, credibilidade e segurança às empresas que registrarem seus recebíveis imobiliários no block poderem operacionalizar.

Dentre os benefícios,  Aguiar reforça: informações com credibilidade de que as construtoras terão fácil acesso aos recebíveis registrados e que os bancos poderão visualizar o espelho das garantias.

Também participaram da reunião o vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e representantes da B3 Brasil Bolsa Balcão.

Os temas abordados têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Novembro/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

26Nov14:0019:00Seminário Jurídico Judiciário e Mercado Imobiliário: um diálogo necessário sobre vícios construtivos.14:00 - 19:00 100% Online

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-MS
APEOP-SP
SECOVI-SP
Sinduscon-RO
Ademi – AL
Sinduscon-PE
Sinduscon – Vale do Piranga
SECONCI BRASIL
Sinduscom-VT
Ademi – PE
ADIT Brasil
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X