Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/09/2020

Fórum Mundial vai debater desafios da infraestrutura na Amazônia

Na próxima quarta-feira (23), os gargalos da infraestrutura na Amazônia e os desafios da regularização fundiária serão os temas da terceira rodada de conversas do Fórum Mundial Amazônia+21. A ocupação dos territórios e a produção de alimentos, a posse da terra, o que ainda é preciso fazer em telecomunicações, saneamento, logística e energia na região norteiam os debates. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participará como moderador do painel ‘Infraestrutura e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: investimentos e reflexões sobre o futuro’.

Martins vai realizar a mediação da pauta que trata do cenário da infraestrutura na Amazônia, que  reunirá o secretário de Transportes do Programa de Parcerias de Investimentos  (PPI), Thiago Caldeira, , o consultor Claudio Frischtak, o especialista em infraestrutura do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ernesto Flores e o representante da Macrologística, Olivier Girard.

“O tema infraestrutura na Amazônia precisa ser discutido para atender às peculiaridades locais. Uma imensidão de terra e água como aquela deve ser explorada com inteligência e respeito ao meio ambiente. Assim, nada mais importante que uma infraestrutura adequada. Energia, saneamento e logística precisam atender aos interesses e características regionais. Parabenizo ao Marcelo Thomé de Almeida e à CNI por abordarem um tema de tal relevância”, destaca o presidente da CBIC.

No dia 23 de setembro, serão três sessões, todas abertas, on-line e ao vivo. A primeira, vai tratar dos desafios e caminhos para a regularização fundiária e o desenvolvimento da Amazônia. Participam o Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  Luiz Nabhan Garcia, o professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bastiaan Reydon, o ex-procurador do INCRA, Petrus Abi-Abib, e o coordenador do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima. A sessão será mediada por Davi Bomtempo, Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

À tarde, às 14h30, o desafio da infraestrutura na Amazônia será a pauta, e na sequência, às 16h30, o tema é energia. O CEO da Energisa, Ricardo Botelho, o CEO da Usina Jirau, Edson Luiz da Silva, e o representante do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, Marcelo Morares falam sobre a matriz energética e energia limpa na Amazônia Legal. Os encontros serão mediados por Marcelo Thomé de Almeida, coordenador do Fórum, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho.

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas o desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Governo do Estado de Rondônia. “Criamos um espaço de troca de ideias, de encontros dos contraditórios para buscarmos soluções juntos. Vamos sair da opinião e juntar o setor produtivo, a pesquisa e a ciência, os saberes da população amazônica para encontramos os melhores caminhos para a região e para o Brasil”, explica Thomé.

Até novembro, outros encontros virtuais serão realizados como parte dos preparativos para o Fórum Amazônia +21, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. A iniciativa tem o intuito de estimular debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação.

SERVIÇO

O que: Debate promovido pela FIERO e CNI, ao vivo, sobre regularização fundiária e infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Quando: 23 de setembro, em três sessões a partir das 11h, com regularização fundiária; às 14h, sobre saneamento, logística e conectividade e às 16h30, sobre energia.

Onde: pelo canal da CNI no Youtube https://www.youtube.com/user/cniweb

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
Sinduscon-AC
ADEMI-AM
Sicepot-PR
Sinduscon-MT
Sicepot-RS
Sinduscon-BA
Sinduscon-PA
Sinduscon-RR
Sinduscon-RO
Sinduscon – CO
Sinduscon-Brusque
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea