Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/11/2023

CBIC se reúne com representantes da sociedade organizada de Rio Preto-SP

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou de reunião, nesta segunda-feira (27), com representantes da sociedade organizada de São José do Rio Preto, São Paulo, para debater a importância da união da sociedade organizada para o avanço da governança colaborativa, e debater de que forma o conceito pode ser aplicado na região. 

O encontro, realizado em parceria com a Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp) e o Sinduscon-SP, teve como intuito apresentar aos empresários, o projeto O Futuro da Minha Cidade, que tem como essência a participação colaborativa para o avanço das cidades. O projeto, promovido pela CBIC, é realizado desde 2012, a partir de uma experiência de sucesso em Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem).  

A governança colaborativa está ligada a um planejamento estratégico de futuro, destacou o consultor do projeto e ex-prefeito de Maringá-PR, Silvio Barros. “Quem não sabe para onde vai, não chega”, apontou. Silvio Barros explicou que o projeto visa compreender qual cidade a população gostaria de ter no futuro. A indagação se dá pela constante e rápida evolução que o mundo tem vivenciando e a necessidade da população local entender os desafios a serem enfrentados pelo município. 

“O papel de apoiar a orientar o executivo que administra a cidade em que vivemos, é da sociedade organizada, através das suas entidades, que são legítimas e representativas. Para isso, Maringá resolveu fazer um planejamento de longo prazo, de 20 anos”, exemplificou. 

O presidente da CBIC apresentou ao grupo a capilaridade de atuação e a importante participação da entidade para a sociedade e destacou que para que as cidades avancem, de forma apartidária, é preciso pensar em um programa estrutural para a sociedade, destacou o presidente, Renato Correia. “O projeto propõe que a cada eleição local,  sejam apresentados projetos aos candidatos, para ajudar as prefeituras a definirem o que é importância para a comunidade, com o olhar de quem vivencia os desafios da sua localidade”, destacou Correia. 

O vice-presidente da Acirp, Osvaldo Luis do Nascimento, comentou durante o encontro a importância do debate. Para ele, a abertura desse diálogo com os empresários e representantes da sociedade organizada estimula quem está iniciando a caminhada de governança colaborativa.

Já o diretor regional do SindusCon-SP, Rafael Luis Coelho, apontou que a iniciativa promove, por meio das câmaras temáticas, o que cada cidade apresenta em demandas e necessidades específicas, promovendo um debate multidisciplinar.

O tema tem interface com o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-SF
Sinduscon-AL
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-BA
Sinduscon-AP
Sinduscon-TO
Sinduscon-SP
Sinduscon – Lagos
Ademi – PR
Sinduscon Sul – MT
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea