Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2014

CBIC quer mudar regra do programa

"Cbic"
20/08/2014

Correio Braziliense

CBIC quer mudar regra do programa

» ANTONIO TEMÓTEO  

 A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) pleiteia junto ao governo que o prazo de contratação de obras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que acaba em 31 dezembro, seja prorrogado por seis meses. Na avaliação dos dirigentes da entidade, essa mudança viria acompanhada do aumento do número de imóveis a serem construídos nessa etapa, que está em 2,75 milhões de unidades.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, explicou que essa demanda é importante para que ocorra uma transição entre a fase dois e a fase três do programa. Ele detalhou que, no fim da primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida, houve uma paralisação total nas construções porque a Medida Provisória no Congresso Nacional demorou quase oito meses para ser aprovada. "O ideal é que esse seja um programa de Estado e não de governo, com prazo mínimo de 10 anos. Dessa forma podemos fazer um planejamento de longo prazo", ressaltou Martins.

A entidade encaminhou o pedido aos ministérios da Fazenda, do Planejamento, das Cidades e à Casa Civil. O governo trata o assunto com cautela e só tomará uma decisão após as eleições. Qualquer mudança antes de outubro poderia dar margem a questionamentos. "Queremos evitar qualquer sinalização negativa", resumiu um interlocutor do Palácio do Planalto.

O executivo comentou que essa definição será importante para que o setor projete o desempenho do próximo ano. Para 2014, Martins explicou que a entidade revisou para baixo a perspectiva de alta. "Antes prevíamos um aumento de 2,5%, mas, com a economia ruim, com os atrasos nas concessões e redução dos investimentos da indústria, esperamos algo entre 0% e 1%. Esse cenário já afetou o número de empregos do setor, que em junho foi negativo", afirmou.

(Publicado também: Diário de Pernambuco – Online)



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-PR
ADIT Brasil
Assilcon
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-PLA
Sinduscom-SL
Sinduscon-MS
ADEMI – BA
Sinduscon-JP
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea