Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/06/2024

CBIC promove valorização da engenharia entre estudantes em Curitiba

A aplicação das diversas modalidades de engenharia é fundamental para garantir a inovação, a eficácia e a sustentabilidade de projetos industriais, de habitação, de saneamento ou de mobilidade urbana, por exemplo. Para demonstrar as oportunidades desse mercado, encorajar novos talentos e inspirar possíveis futuros profissionais do setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu nesta quarta-feira (5), uma ação de valorização da engenharia para estudantes de ensino médio do Colégio Sesi Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense, mantido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

A iniciativa foi desenvolvida por representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Valorização da Engenharia, vinculado à Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, que buscaram apresentar, de maneira inspiradora, as diversas facetas dessa profissão e seu impacto no futuro do país.

Para o vice-presidente de Obras Industriais da CBIC, Ilso Oliveira, que liderou o GT durante a visita, a ação atendeu plenamente aos objetivos. “A visita foi muito produtiva. Além de termos a oportunidade de apresentar aos estudantes mais informações sobre as engenharias, pudemos conhecer os projetos de pesquisa que elas vêm desenvolvendo com a orientação dos professores e que têm relação com a indústria da construção, como o desenvolvimento de novos materiais com forte potencial de aplicação, como placas de isolamento e telhas produzidas com materiais reciclados ou orgânicos”, comentou Oliveira.

 

Desafio para os estudantes

Ainda de acordo com Ilson Oliveira, a equipe do GT Valorização da Engenharia ficou impressionado com o grau de desenvolvimento dos projetos dos docentes e alunos do Colégio Sesi CIC. “Durante a conversa com os estudantes e professores, surgiu a ideia de o GT indicar sugestões de demandas da indústria da construção para o desenvolvimento de pesquisas para modernizar o trabalho no setor. Estendemos o convite aos associados da CBIC, que podem enviar sugestões até o dia 10 de junho para o e-mail [email protected]”, informou o vice-presidente.

Ao longo da tarde, também participaram das palestras e debates com os estudantes os membros do GT da COIC Ricardo Fabel, engenheiro eletricista responsável pela gestão de negócios da Tractebel Engineering; Carlos Corrêa, engenheiro químico e conselheiro da Brainmarket Consultoria; e Nícolas Santos, engenheiro civil e gestor de projetos da COIC/CBIC, além de José Rossa, engenheiro civil e coordenador técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR). Eles também realizaram desafios de conhecimento com os adolescentes e visitaram salas de aula, coordenações, laboratórios e outras instalações da escola, ficando impressionados com a estrutura e o modelo de ensino desenvolvido na unidade.

O Colégio Sesi Paraná fica no bairro Cidade Industrial e tem uma representatividade forte no município, atendendo a cerca de 1 mil alunos de 15 a 17 anos, em média, nos turnos da manhã e tarde. “Grande parte desses adolescentes possuem vínculo com as indústrias do município, através de familiares, por exemplo. Trabalhamos com a iniciação científica e vários projetos e atividades voltados para responder desafios das indústrias. Esse tipo de apresentação promovida pela CBIC ajuda a ampliar os horizontes dos nossos estudantes e a incentivá-los nos estudos”, explicou Jaqueline Rossato diretora do Sesi CIC.

Para a pedagoga do colégio, Greice Kelli Penkal de Souza, a preparação para os desafios da vida e do mundo do trabalho permeiam todo o aprendizado no Sesi CIC. “Nas Oficinas de Aprendizagem, os alunos trabalham em equipes para solucionar problemas do dia a dia em salas de aula e laboratórios que abrem espaço para o protagonismo, a criatividade e a aplicação prática de todo o conteúdo de forma interdisciplinar. Em parceria com indústrias de todas as regiões do estado, constantemente nossos estudantes são apresentados aos setores industriais do Paraná para, em equipe, entenderem os desafios do segmento e proporem soluções. Além disso, eles têm acesso a palestras sobre a indústria, exposições culturais com temas do segmento, encontro de carreiras com industriários e módulos de aprendizado sobre o Mundo do Trabalho”, resumiu.

 

Campanha de Valorização

A realização da campanha de Valorização da Engenharia nas escolas busca ressaltar o compromisso do GT em promover a área de engenharia como uma carreira promissora e essencial para o desenvolvimento do país, incentivando jovens estudantes a considerarem essa área como uma opção profissional valiosa. A iniciativa integra o projeto ‘Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

A campanha, também disseminada nas redes sociais e nas publicações da CBIC, assinala que a engenharia tem alcance ilimitado, tanto facilitando a mobilidade das pessoas, na construção de pontes e viadutos, como lembra Ilso José de Oliveira, dando suporte ao tratamento da saúde, ao edificar hospitais e instalar equipamentos. “É importante que a sociedade possa enxergar como a engenharia transforma a vida das pessoas”, resume.

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
Sinduscon – Vale do Piranga
Aconvap
ASBRACO
AELO
Sinduscom-VT
Sicepot-RS
Sinduscon-Porto Velho
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-SM
Sinduscom-SL
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea