Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/06/2024

CBIC promove reunião da Comissão de Responsabilidade Social e discute DNCS 2024 e projeto Elas Constroem

Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CRS/CBIC) realizou uma reunião significativa, abordando os preparativos para o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2024, que já conta com 15 entidades aderentes, e os próximos passos do projeto Elas Constroem.

A vice-presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes, destacou a importância da união nacional em torno do DNCS, cujo tema deste ano é “Vida, sua melhor obra”. “O importante é a gente estar numa corrente em todo o país, fortalecendo as nossas ações e promovendo aquilo que a gente acredita”, afirmou Ana Cláudia, enfatizando o valor das ações coletivas. Durante o encontro, diversos participante compartilharam suas experiencias com edições anteriores do evento e quais são as expectativas para esse ano.

O DNCS 2024 acontecerá no dia 17 de agosto de 2024, destacando a importância da valorização, segurança, inclusão e bem-estar dos trabalhadores da construção. Apoiado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o DNCS é reconhecido como o maior evento de Responsabilidade Social do setor.

Em relação ao “Elas Constroem”, Ana Cláudia compartilhou os próximos passos do projeto, mencionando o contato com as mulheres que participaram da Jornada do Conhecimento no ano passado. Estamos em contato para saber se se interessam em participar do novo projeto deste ano, que vai ser um núcleo de mentoria”, explicou. A estratégia do núcleo é garantir a presença de uma mulher de cada região, com experiência em atividades de inclusão e cargos de liderança.

Além disso, a CRS/CBIC planeja realizar uma sondagem para entender melhor o perfil das trabalhadoras na construção civil, focando em aspectos como nível de escolaridade. Ana Cláudia também anunciou a contratação de dois novos consultores para projetos específicos da entidade, como o Elas Constroem e o CBIC Jovem.

Grácia Fragalá, uma das novas consultoras e especialista em questões de inclusão feminina, expressou seu entusiasmo pelo projeto. “É um prazer fazer parte desse projeto tão importante da CBIC”, disse Grácia. Ela relembrou a Jornada do Conhecimento do ano passado, onde conceitos de liderança feminina e a importância da equidade foram discutidos. Para o Elas Constroem deste ano, o objetivo é ter essa jornada como um processo de formação continuada, estimulando a participação das mulheres em todos os setores, principalmente em órgãos de representação.

A vice-presidente Ana Cláudia enfatizou a meta de fortalecer lideranças locais, que possam continuar propagando os ensinamentos dos projetos. Nosso objetivo é fortalecer uma liderança local para continuar propagando aquilo que é trabalhado durante esses projetos”, afirmou.

Por fim, Ana Cláudia apresentou Ayrton Rocheda Ferreira, o segundo novo consultor, que irá atuar juntamente ao CBIC Jovem. Ayrton destacou a importância de formar líderes de qualidade. “Existe um propósito atrás de tudo isso que é a gente entregar cada vez mais uma liderança de qualidade, pois o líder é um formador de pessoas”, disse Ayrton. Ele mencionou que o projeto incluirá discussões semanais e abordará o futuro dos jovens líderes para que possam formar equipes capazes de implementar suas ideias de cultura organizacional nas empresas.

Ana Cláudia complementou ressaltando a importância do envolvimento dos jovens com políticas públicas. Temos alguns jovens com esse olhar das políticas públicas e isso é muito importante para a CBIC, pois a CBIC faz isso de estar com o poder local, executivo, legislativo, pensando em soluções para os entraves do setor com as políticas públicas”, finalizou.

 O tema tem interface com o projeto Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Assilcon
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Teresina
SINDUSCON – SUL
SECOVI-SP
APEOP-SP
Sinduscon-MA
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon Sul – MT
SECONCI BRASIL
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea