
AGÊNCIA CBIC
CBIC promove Panorama Trabalhista 2023 em Fortaleza-CE

Relações Trabalhistas e Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção serão temas abordados no evento Panorama Trabalhista, que será realizado no dia 14 de junho, em Fortaleza-CE, em formato, exclusivamente, presencial.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), o seminário acontecerá em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), com correalização do Serviço Social da Indústria (SESI) e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Para o presidente da CPRT, Fernando Guedes, o evento será uma oportunidade de ouvir as empresas e os associados sobre regulamentação, qualificação profissional, geração de emprego e bem-estar dos profissionais do setor. “Iremos discutir os grandes temas de relações trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho no setor, especialmente com o foco nos problemas, nas questões locais. A CBIC está indo ao seu associado levar esses debates. Essa é a nossa grande proposta”, destacou.
O evento é voltado a empresários do setor da construção, engenheiros, técnicos de segurança, profissionais de RH e gestores de empresas de construção, autoridades da fiscalização do trabalho, representantes dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo e Ministério Público do Trabalho.
O encontro contará com um painel sobre relações trabalhistas na construção e negociações coletivas no setor, que serão conduzidos pelo presidente da CPRT. Na exposição serão apresentadas as formas de pagamento de remuneração direta e variável no setor, buscando esclarecer ao público as principais diferenças na aplicação e uso desses instrumentos.
Indicadores de acidentes de trabalho também serão abordados no encontro pelo consultor e médico do trabalho Gustavo Nicolai. O consultor ainda deve apresentar uma ferramenta que simula os custos de acidentes e afastamentos previdenciários, além de dados de informalidade no setor da construção.
“Toda essa análise dos dados permite que o setor desenvolva programas de prevenção de acidentes e, entendendo melhor o cenário é possível promover melhores resultados”, destacou Nicolai.
O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).