Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/04/2024

CBIC participa do lançamento do Programa Acredita

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou, nesta segunda-feira (22), do lançamento do programa Acredita, no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa do Governo Federal visa estimular a ampliação de acesso ao crédito aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas. Segundo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Medida Provisória assinada durante o evento cria condições para que, independentemente da origem social e do tamanho do negócio, todos tenham acesso ao sistema financeiro e ao crédito. 

O Programa é baseado em quatro eixos principais: 

  1. Microcrédito para CadÚnico: Oferecimento de crédito a taxas menores para pessoas inscritas no CadÚnico que desejam abrir ou expandir seus negócios. 
  1. Apoio a MEIs e MPEs: Oferecimento de linhas de crédito com taxas competitivas para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs). Além disso, há opção de renegociação de dívidas vinculadas ao Pronampe. 
  2. Mercado secundário de crédito imobiliário: Visa melhorar a liquidez e o acesso ao financiamento no setor, facilitando a compra de imóveis. 
  3. Eco Invest Brasil: O programa destaca a proteção cambial para incentivar investimentos em projetos verdes ambientalmente sustentáveis.

Presente ao evento, o presidente da CBIC, Renato Correia, destacou que a iniciativa é importante para o Brasil como um todo, em especial para o setor imobiliário. “Essa é uma medida importante para o acesso ao crédito das famílias ao mercado imobiliário. É fundamental que o programa tenha êxito e que nós consigamos, se for o caso, aperfeiçoá-lo. Em um país tão carente de crédito, a iniciativa é muito importante porque suplementa o crédito da poupança, que nós já estamos cientes que está no limite. Vamos aprofundar na proposta e vamos fazer funcionar”, disse. 



Impulso à construção e ao mercado imobiliário

 

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa impulsionará o desenvolvimento da construção civil e do mercado imobiliário no país. Ele enfatizou que o crédito imobiliário brasileiro ainda está abaixo dos padrões de outros países, representando apenas 9% do crédito imobiliário total. Haddad também ressaltou o potencial de crescimento desse mercado, afirmando que a construção civil é uma “preciosidade em qualquer lugar”, pois gera empregos e oportunidades significativas, além de proporcionar a realização do sonho da casa própria para muitas pessoas.

De acordo com Haddad, o programa mostra que o crédito é uma alavanca imprescindível para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. “Nós podemos alavancar muito o crédito imobiliário. Nós podemos efetivamente ter um novo mercado imobiliário no Brasil com um potencial de crescimento que, se nós trabalharmos bem, e faremos isso, vamos atingir patamares elevados de desenvolvimento, geração de emprego e renda e casa própria barata”, disse Haddad.

Também esteve presente durante o lançamento o coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade.

Participaram da cerimônia o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB); os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, entre outros ministros; além dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e do Sebrae, Décio Lima.

Clique aqui e assista o lançamento na íntegra.

 

O tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
AELO
Sinduscon-JF
Sinduscon-PE
Sinduscon Anápolis
Ademi – PE
Sinduscon-RIO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ANEOR
Sinduscon – CO
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea