Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/05/2022

CBIC participa do lançamento do Painel Interativo da PNAD Contínua do IBGE

DCIM101MEDIADJI_0408.JPG

O vice-presidente, Elson Ribeiro e Póvoa, e a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, participaram, nesta quarta-feira (04/05), do evento de lançamento do Painel Interativo da PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A novidade traz dados sobre mercado de trabalho, população, educação e acesso a TV, internet e celular. A ferramenta, realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), espacializa e facilita a visualização de informações da maior pesquisa domiciliar do país, por meio de mapas e gráficos interativos. Clique aqui e acesse o painel.

Pela primeira vez, o recurso fornece indicadores experimentais para 146 estratos geográficos, como Baixada Santista, Agreste da Paraíba, Litoral Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais, até então nunca divulgados pela pesquisa e que oferecem uma análise de recortes geográficos menores, além das regiões metropolitanas e capitais. Veja aqui a lista de municípios que compõem cada unidade dos estratos geográficos. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, isso vai permitir maior análise de regiões com dinamismo recente, como por exemplo, de urbanização.

Para o vice-presidente da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa, a iniciativa será fundamental para futuros levantamentos da indústria da construção civil. “É importantíssimo para o nosso setor, pois trabalhamos com entregas futuras. Hoje, nós temos dados que podemos avançar e projetar o futuro próximo. Estamos muito orgulhosos por ter participado deste evento com a apresentação destes dados, que com certeza vão alavancar a construção civil”, disse.

De acordo com o Instituto, o usuário pode navegar por 24 indicadores selecionados em toda a série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. Entre eles, dados sobre ocupação, desocupação e o contingente populacional, divulgados pela edição trimestral da pesquisa. Também terá acesso às taxas de analfabetismo e de escolarização, além do total de domicílios com televisão, celular e com acesso à internet, apurados pela versão anual.

“Orgulho de ver mais esse avanço do IBGE, mais essa demonstração de competência, reafirmando que o IBGE é um dos três institutos de pesquisas mais brilhantes do mundo. São dados que certamente facilitarão e demonstrarão, para todos os analistas e economistas de mercado, um panorama mais próximo da situação econômica do país, permitindo e possibilitando estudos maiores e também a realização de políticas públicas específicas e diferenciadas para cada região. Para a CBIC, é uma grande alegria ter sido convidada para estar presente neste momento como grande parceira e usuária dos dados do IBGE”, disse a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

Outra novidade é o lançamento do Painel PNAD Contínua – Trabalho Decente, que estará disponível a partir do dia 11 de maio no site da OIT Brasil e trará 18 indicadores e informações como população ocupada, rendimentos dos ocupados, jornada de trabalho e taxas de desocupação e de formalidades. O objetivo é aprimorar a visualização dos dados da PNAD, tendência que facilita a compreensão e utilização das informações da pesquisa pelos seus diversos usuários. O recurso foi desenvolvido pela Diretoria de Geociências com o apoio das Diretorias de Pesquisas e de Informática, a partir de um acordo de cooperação técnica entre o IBGE e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TO
Sinduscon-CE
Ademi – PE
Sinduscom-SL
Sinduscon-Joinville
Ademi – ES
Sinduscon-BC
Sinduscon-SF
Sinduscon-DF
Sicepot-PR
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea