
AGÊNCIA CBIC
CBIC participa do lançamento de Frentes Parlamentares na Câmara

Foram lançadas, nesta quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados, três Frentes Parlamentares que tratam do desenvolvimento das cidades: a Frente Parlamentar Mista do Desenvolvimento Urbano Sustentável (FPDUS); Frente Parlamentar Mista do Saneamento Básico (FPSB) e a Frente Parlamentar Mista dos Resíduos Sólidos (FPRS).
Diante da relevância do tema para a sociedade, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou do lançamento e destacou o papel do setor no desenvolvimento urbano. José Carlos Martins, presidente da CBIC, enfatizou a importância do debate para a formação de cidades resilientes e ressaltou a atuação da indústria da construção na infraestrutura urbana.
“As Frentes Parlamentares lançadas demonstram a importância de debatermos o funcionamento das cidades, que crescem a cada dia. Junto com esse crescimento surgem os desafios. Ou seja, precisamos pensar e debater pontos como moradia, infraestrutura, saneamento, mobilidade para o desenvolvimento urbano sustentável. E as Frentes devem promover esse debate conjunto entre poder público, especialistas e sociedade para avançarmos na formação de cidades que garantam dignidade, qualidade de vida e bem-estar social. Ganha a população”, disse.
Para o deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), presidente das Frentes, o tema cidades envolve desenvolvimento sustentável, oferta de moradia, regularização fundiária e saneamento. O parlamentar alertou para os números estarrecedores em que cerca de 100 milhões de pessoas ainda vivem sem coleta de esgoto e 35 milhões sem oferta de água potável. “O planejamento urbano engloba tudo isso. Quando se fala em saneamento, estamos falando em saúde; quando se fala em habitação, estamos falando do reflexo na educação e segurança pública. Só vamos conseguir resolver esses desafios cuidando e tratando das nossas cidades. É preciso planejamento urbano de qualidade e olhar para as políticas públicas. É necessário melhorar onde vivemos e trazer qualidade de vida”, concluiu.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, participou do evento e declarou estar aberto ao diálogo, inclusive, ouvindo a sociedade civil organizada para alcançar melhores práticas. “Para que as políticas públicas sejam alcançadas é preciso diálogo. Vamos pensar, juntos, as melhores saídas para os problemas das cidades para que a gente faça o Brasil avançar”, disse.
Compondo a mesa de abertura, o evento contou com a presença dos deputados Celso Sabino (União-PA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Carlos Gomes (Republicanos-RS) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Além do presidente e do vice-presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE) e Antonio Rueda, respectivamente.