Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/11/2019

CBIC participa de reunião do Conselho de Micro e Pequena Empresa

Os membros do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) se reuniram nesta segunda-feira (25), em Brasília, para a 5ª e última reunião do ano, que tratou de temas como inovação e estratégias do setor da indústria, reforma tributária e financiamento para as Micro e Pequena Empresas (MPEs).

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou da reunião representada pela vice-presidente da Região Nordeste, Maria Elizabeth Cacho do Nascimento (Betinha Nascimento), além dos assessores da Secretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas empresas do governo, que agora também incluirá as médias empresas, Edivan Miranda e Alfredo Nascimento. (Foto acima).

Dentre os assuntos tratados e comemorados da reunião foi a permanência do Compem como órgão consultivo da Diretoria da Confederação em defesa de interesses da indústria brasileira. “O Compem continuará como prioridade da CNI. Até este ano a CNI conta com 18 conselhos temáticos e, a partir de 2020, contará com apenas 10, mantendo o Copem”, comemora Betinha Nascimento.

O Compem debate e formula propostas de políticas de incentivo à expansão dos pequenos empreendimentos. Faz estudos e propõe estratégias para ajudar as micros e pequenas empresas a investir em inovação tecnológica, capacitação empresarial e acesso ao mercado internacional.

Também foram abordados os temas:

  • Inovação e estratégias do setor das indústrias
  • Reforma tributária, comentada por Mário Sérgio Telles

Questões relacionadas aos financiamentos para as MPEs, núcleo de acesso ao crédito e plataformas digitais foram tratadas pela especialista de Política e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Caroline Lompa, e pela representante da Gerência Executiva de Política Industrial (Gepi) da CNI, Valentine Carpes.

Segundo elas, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da CNI, estrutura de atendimento ao setor empresarial, já está disponível em 20 Estados da Federação, onde podem ser encontrados serviços padronizados de orientação, capacitação, assessoria e consultoria ao crédito, por equipe qualificada, com vistas à aproximação entre demanda e oferta de crédito. Uma das novidades é que foi criado um robô, chamado Nina, que entrará em funcionamento já a partir de 2020.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-PA
Assilcon
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ANEOR
APEOP-SP
APEOP-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-SP
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea