Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/06/2023

CBIC participa de evento sobre Gestão de Contratos

O presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ilso José de Oliveira, participa, no próximo dia 6 de junho, de evento sobre Gestão de Contratos. O debate acontecerá na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), em Vitória.

Especialista do setor, Ilso Oliveira é palestrante principal do encontro e abordará o tema “A Cultura da Gestão Compartilhada e os Benefícios de sua Aplicação”. 

Promovido pela Federação local, o evento tem como objetivo disseminar a cultura da gestão compartilhada e explorar os benefícios de sua aplicação nas empresas da indústria de base capixaba. O debate ainda visa fornecer aos profissionais do setor ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade e eficiência dos projetos, além de promover a troca de experiências e networking entre os participantes.

Segundo Oliveira, a cultura da gestão compartilhada e os benefícios de sua aplicação são pontos relevantes no contexto atual da construção civil, que busca cada vez mais eficiência e transparência em suas operações. “É fundamental que as empresas e os profissionais envolvidos estejam abertos e dispostos a trabalhar cooperativamente e direcionando seus vetores de força no norte de sucesso do projeto”, destacou Ilso Oliveira. 

Ele afirmou ainda que já foi constatado em inúmeras amostragens que os projetos executados com a cultura da Gestão Compartilhada são de maior sucesso. “Se existe esta constatação por que não praticar amplamente esta cultura”, refletiu Oliveira. 

Para o presidente da COIC, o maior desafio enfrentado pelas empresas para aplicar essa metodologia está na falta de conhecimento do método. “Nem todas as empresas conhecem e nem todos os profissionais e empresas reconhecem que compartilhar conhecimento é fundamental para a evolução”, disse Ilso.  

“O grande desafio é conversar, divulgar os resultados e estimular as empresas a fazerem uma primeira experiência. Aí os resultados aparecem e a prática é replicada em todos os projetos da empresa”, finalizou o presidente da COIC.  

Para o presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, a construção de agendas coletivas que envolvem grandes empresas tem sido extremamente positiva para as indústrias capixabas e o Estado como um todo.

“A Câmara Setorial de Base e Construção da Findes tem tido um importante papel de aproximar as grandes plantas industriais das empresas fornecedoras do ES. A prova disso é participação crescente da cadeia fornecedora capixaba em projetos nacionais. A Findes acredita que o trabalho conjunto, com nossos programas e parcerias, auxilia na melhora do ambiente de negócios e fortalece a cadeia de fornecedores”.

Desafios da gestão de contratos

Abordando o tema geral do seminário, o presidente da Câmara Setorial da Indústria de Base e Construção, Antônio Falcão, falou sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas do setor quando se trata de gestão de contratos. “Os principais desafios são contratos padronizados para obras diferentes, falta de oportunidade para soluções alternativas, falta de diálogo entre as partes e gestores despreparados”, explicou. 

Além disso, Falcão falou sobre como a instituição tem atuado para superar esses obstáculos. “Ela tem atuado em duas frentes: mediar o debate com as empresas contratantes e contratadas sobre os principais pontos que dificultam a execução. E a segunda é a promoção de treinamento em planejamento e gestão de contratos para iniciantes”, destacou.

Apesar dos desafios, a gestão de contratos é considerada importante para as empresas da indústria de base, como explica o diretor presidente da Fortes Engenharia, Ricardo Abrahão. “Esse tipo de gestão proporciona uma sinergia e diálogo entre as partes envolvidas que traz soluções e alternativas inteligentes com objetivo de diminuir custos, garantir prazos ou até diminuí-lo, evitar custos em duplicidade e finalmente o sucesso de todos no empreendimento”, pontuou Abrahão.

Para ele, o principal objetivo da gestão de contratos é o diálogo onde todos saem ganhando e onde o setor performa em todos os campos de resultados e as Contratantes executam todos os seus projetos anuais de investimentos”, finalizou Ricardo. 

O evento é voltado para as empresas da indústria de base do ES, incluindo empresários, executivos e gestores, além de grandes indústrias instaladas no estado (AMT, Vale, Samarco, Suzano e Simec), incluindo gestores e executivos.

Para participar do evento clique aqui e se inscreva. 

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 



COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscon-TAP
Ademi – PR
Sinduscon-SF
ADEMI-AM
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-AC
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RS
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea