Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/09/2016

CBIC PARTICIPA DE “ENCONTRO + NEGÓCIOS + HABITAÇÃO CAIXA”

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destacou nesta quarta-feira (31/08), em Brasília, durante o painel “Perspectivas de Mercado e Investimentos públicos e privados no setor da construção civil”, por ocasião do “Encontro + Negócios + Habitação”, a importância do diálogo construído ao longo do tempo entre o setor da construção e a Caixa Econômica Federal. “Essa parceria é o grande patrimônio que nós temos”, mencionou. Para um público formado por vice-presidentes da Caixa Econômica e gestores, Martins ressaltou que o momento tem que ser analisado como uma “travessia”. “O encontro é extremamente oportuno para a instituição ver o que é adequado na “travessia” de um cenário de crise para uma perspectiva de um momento melhor”, disse o presidente da CBIC. “É importante que as empresas estejam preparadas para o novo momento. O humor no mercado imobiliário já começa a mudar, já existe mais visitas aos plantões de vendas de imóveis. A expectativa é de que dentro em breve o mercado se estabilize”, destaca. Martins mencionou também a importância da sensibilidade na concessão de crédito.

A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, apresentou o atual cenário da questão habitacional no Brasil. Falou sobre a evolução e situação do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em 2016, destacando a retomada de obras paralisadas do PMCMV. Dentre elas, 69.881 unidades habitacionais (UH) paralisadas do MCMV FAR; 18.953 UH do MCMV Entidades, e 8.850 UH paralisadas do MCMV Rural. A secretária informou sobre o início da operação do Faixa 1,5, que rodará igual ao Faixa 2, e a continuidade do Faixa 2 e 3.

Citou aperfeiçoamentos do Ministério das Cidades na revisão de normativos de questões do MCMV Entidades e Rural e desafios na adequação de compromissos assumidos às disponibilidades orçamentárias e financeiras da Faixa I do MCMV e de equipamentos públicos para suporte aos empreendimentos do programa.

Também participaram do painel, o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Rubens Menin, e o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), Joaquim Ribeiro.

Execução do Orçamento de 2016
A abertura do encontro foi feita pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, que destacou aos gestores da Caixa nas áreas de Habitação, de Governo e de Riscos a importância da instituição cumprir a execução do Orçamento do FGTS para Habitação em 2016 e o esforço sobre os recursos do SBPE. “O desafio é disponibilizar neste ano cerca de R$ 93 bilhões na construção civil, na questão habitacional”, destacou Occhi.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, mencionou que o MCMV é um programa de Estado e por isso continuará avançando, com a ajuda do Cartão Reforma, a partir de 2017, para amenizar a questão das residências precárias.

Também participaram da solenidade de abertura do encontro o vice-presidente de Varejo e Atendimentos da Caixa, Henrique Cruz, e o vice-presidente de Habitação da instituição, Nelson Souza.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
Sinduscon-PE
ASBRACO
Sinduscon – Norte
Ascomig
Sinduscon Chapecó
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RR
Sinduscon-JP
Sinduscon-PR
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea