
AGÊNCIA CBIC
CBIC participa de audiência no Ministério do Meio Ambiente

Eficiência energética, descarbonização e construção com madeira foram alguns dos temas levados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) ao secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, nesta terça-feira (25), em Brasília. De acordo com o presidente da entidade, José Carlos Martins, presente no encontro, essas são pautas fundamentais para um setor mais sustentável e comprometido e o apoio do governo federal vai contribuir com a disseminação das ações de sustentabilidade.
“A CBIC tem avançado em projetos que têm esse olhar na redução do impacto ambiental, na qualidade de vida para gerações futuras. E levamos esses temas para o secretário, que reforçou a preocupação do governo com o tema”, destacou Martins.
Segundo Capobianco, o governo deve elaborar um plano de desenvolvimento e a sustentabilidade será um dos eixos do programa. “Houve bastante interesse nos temas que apresentamos e a CBIC vai contribuir com subsídios e informações técnicas que serão levadas em um segundo momento ao Ministério”, disse José Carlos Martins.
De acordo com o presidente, a entidade em breve vai estabelecer uma parceria com a Eletrobrás no Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – Procel Edifica, para promover o uso racional da energia elétrica nas edificações, reduzindo desperdício e o impacto sobre o meio ambiente.
A parceria com a International Finance Corporation (IFC), que integra o Grupo Banco Mundial, também foi destacada no encontro. A iniciativa visa incentivar a certificação EDGE, viabilizando projetos mais sustentáveis e de baixa emissão de carbono.
Construção com madeira, temática prioritária da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, também foi destaque na audiência. “Levamos o assunto dos sistemas construtivos feitos de madeira, que são os únicos elementos capazes de neutralizar as emissões e ainda retirar carbono da atmosfera ao longo de toda a sua vida útil, evita resíduos e poluição, além de ser mais acessível. Estes são pontos que garantem industrialização, sustentabilidade e produtividade. A CBIC vem avançando nessas pautas que tanto podem contribuir com o dia a dia das pessoas e para o meio ambiente”, concluiu.
A audiência ainda contou com a presença da gestora da CMA, Mariana Silveira, do coordenador de relações institucionais da CBIC, Luiz Henrique Cidade, além de técnicos do Ministério.
O tema tem interface como o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).