Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/05/2024

CBIC participa da abertura da XVI Feira da Indústria do Pará

A XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) foi lançada oficialmente na noite da quarta-feira, 22, em Belém, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho; e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia; além de autoridades locais e empresários de vários segmentos.

“É uma honra grande participar da FIPA, essa feira tradicional e de grande relevância realizada pela Fiepa. Mais uma vez, a entidade foi visionária ao propor como tema negócios e sustentabilidade na Amazônia. Cada vez mais seremos instados a pensar a atividade econômica com um olhar sustentável. A CBIC vem estimulando essa mentalidade, apoiando suas associadas, empresas e profissionais do setor a enxergarem a sustentabilidade como um vetor de negócios de uma forma mais ampla”, destacou o presidente Renato Correia.

Na cerimônia de abertura, o vice-presidente Geraldo Alckmin frisou que o Brasil é o grande protagonista da questão da sustentabilidade. “Temos a energia mais limpa do mundo, energia mais renovável. Fiquei muito feliz pelo convite e por poder estar aqui. Não conhecia a FIPA, essa belíssima feira da indústria, aqui do Pará”, afirmou, antes de seguir para a visita aos estandes da feira.

Com o tema ‘Negócios e Sustentabilidade na Amazônia’, a edição deste ano conta com 40% dos expositores inscritos pela primeira vez no evento. “A inclusão de tantos novos participantes reforça a crescente importância da FIPA como plataforma para empresas que buscam se destacar no mercado e apresentar seus produtos. Essa diversidade promete trazer uma gama ainda maior de serviços e ideias inovadoras para o público visitante”, afirmou Alex Carvalho.

Na abertura oficial da feira, o presidente da FIEPA falou sobre a expectativa para o evento. “Será uma grande feira. Estamos muito entusiasmados e muito felizes de poder trazer a temática que traz negócios e sustentabilidade”, destacou. “Tivemos um número recorde de expositores. Sendo 100% dos estandes preenchidos há mais de dois meses. Durante os próximos dias teremos rodada de negócios, um congresso técnico para conscientizar a indústria, mostrando a importância do desenvolvimento sustentável”, completou Carvalho.

Ainda em seu discurso de abertura, Alex Carvalho lançou o projeto Jornada COP+. A ação deve debater assuntos da bioeconomia, reforma tributária, infraestrutura e outros temas essenciais para a discussão da economia local. O projeto deve durar um ano e meio, culminando na COP 30. “As discussões do Congresso Técnico da FIPA, que começa amanhã, às 14h, já vão pontuar as primeiras contribuições para os caminhos que precisamos trilhar nessa jornada rumo à transição justa e o crescimento sustentável da indústria”, afirmou.

“A realização do evento em Belém, cidade sede da COP30, destaca-se como uma plataforma essencial para discutir negócios e sustentabilidade na região. Que a feira seja um ponto de encontro para a troca de ideias e inovações. Que seja o futuro que queremos e que possamos ser a bússola para um futuro melhor para nosso planeta”, pontuou a vice-governadora do Estado.

Em seu discurso Carvalho também conclamou os presentes para dar início à elaboração de uma agenda a partir de um compromisso coletivo e multi-setorial, inicialmente, chamado de Pacto Amazônia Sustentável, um movimento fundado na defesa da legalidade, na proteção ambiental, no crescimento econômico e na valorização da sociobiodiversidade.

Congresso Técnico

Nestas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, a FIPA contará com o Congresso Técnico, que terá participação de 50 palestrantes e um público de pelo menos mil participantes. Os inscritos para as palestras e painéis terão acesso a debates com nomes já confirmados como: Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e primeira mulher negra a ocupar o cargo; Angela Hirata, executiva que tem em sua trajetória a liderança do processo de expansão internacional da marca Havaianas; Cintia Chagas, especialista em Comunicação, educadora e autora de dois best sellers que misturam casos autobiográficos e regras de português, e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann.

O setor da construção estará presente no painel ‘Construções sustentáveis: o caminho para um futuro eco-friendly’, na quinta-feira, às 15h, com a participação do vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, Nilson Sarti, e mediação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), Fabrizio Gonçalves. 

A FIPA é realizada a cada dois anos, composta por uma feira de exposição de produtos, maquinários e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. Conta ainda com diversas apresentações culturais, encontros técnicos, palestras e fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneio de inovação e soluções tecnológicas.

A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.

 

O tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Junho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Assilcon
Sinduscon-DF
Sinduscon-PB
Ademi – PE
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ASBRACO
Sinduscon-JF
APEOP-PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea