Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/04/2019

CBIC lança Relatório de Progresso sobre princípios do Pacto Global

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) publicou o seu Relatório de Comunicação de Progresso do Pacto Global 2017/2019 – documento que descreve as ações socioambientais desenvolvidas no período. A entidade é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, junto a mais de 12 mil organizações articuladas por 150 redes ao redor do mundo, comprometidas em fazer negócios de forma responsável e tomar ações estratégicas para avançar objetivos sociais mais amplos, com ênfase na colaboração e inovação.

A adesão da CBIC ao Pacto Global é mais um compromisso assumido pela entidade na divulgação e cumprimento de iniciativas sociais e ambientais responsáveis em todas as atividades da organização.

A partir do pacto, a Câmara Brasileira se comprometer com valores fundamentais e internacionalmente aceitos e definidos em 10 princípios derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), da Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Entre as ações descritas pelo Relatório de Comunicação deste período, destacam-se:

  • Dia Nacional da Construção Social (DNCS), ação social que acontece anualmente e proporcionou mais de 390 mil atendimentos para mais de 106 mil trabalhadores do setor da construção e seus familiares, em 57 localidades do país.
  • 22ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, que tem o objetivo de reconhecer, premiar e divulgar soluções inovadoras que contribuam para a modernização da construção civil brasileira.
  • Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que tem como missão disseminar e enraizar uma cultura de responsabilidade social no setor, tornando-se referência não apenas para a construção civil, mas também para outros segmentos da indústria brasileira.
  • Projeto Ética & Compliance na Construção, lançado em 2015 e que tem se tornado uma referência no debate e capacitação para uma cultura de ética, controle interno e integridade empresarial.

“Mais do que uma ferramenta de comunicação, a publicação do Relatório representa o comprometimento da CBIC com seus públicos de relacionamento e reforça o compromisso efetivo com os princípios aceitos internacionalmente em prol do desenvolvimento sustentável”, explica a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes.

O Relatório de Comunicação de Progresso do Pacto Global é revisado e aprovado pela CRS/CBIC, de forma a garantir a continuidade das ações de sucesso, bem como a melhoria dos pontos de atenção identificados no documento. A elaboração contou com o suporte da consultoria ‘Além das Palavras’.

A publicação do relatório é uma das principais formas de uma organização relatar e prestar contas à sociedade e ao mercado a respeito de sua atuação e de suas práticas em prol dos dez princípios do Pacto Global. “É também uma maneira de engajar entidades, empresas e pessoas para a causa do desenvolvimento sustentável”, salienta Fábio Risério, sócio-diretor da ‘Além das Palavras’, que participou da elaboração do relatório.

As iniciativas realizadas pela CBIC, contam com as correalizações do Sesi-DN e do Senai Nacional.

Veja o relatório completo no site do Pacto Global.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Brusque
APEMEC
Abrainc
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sicepot-RS
Sinduscon-MS
Sinduscon-PR
Sinduscon – Vale do Piranga
AELO
Sinduscon-PA
SECOVI-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea