Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/12/2019

CBIC Jovem, uma aposta para o futuro das novas lideranças do setor

Os membros do novo ‘Grupo CBIC Jovem’ estão em Brasília, participando do primeiro encontro presencial realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), para conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas pela CBIC em prol da construção civil e do mercado imobiliário.

Os jovens foram selecionados via chamada pública do ‘CBIC Jovem – O Desafio’, no segundo semestre deste ano, com o objetivo de formar novas lideranças para o setor da construção. O grupo estará em Brasília até amanhã (11), cumprindo extensa pauta definida pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade.

O segundo ‘Grupo CBIC Jovem’ nasceu do entendimento da entidade sobre a importância de formar as futuras lideranças do setor. Com apenas 11 dias de divulgação prévia e prazo para inscrição, a chamada pública, totalmente virtual, contou com 140 inscrições de jovens de todo o Brasil

No ciclo anterior, o projeto contou com a participação de 18 jovens empresários e gestores da construção civil e do mercado imobiliário, indicados por entidades do setor. Um dos bons exemplos e resultado do trabalho é a representação do ex-presidente do CBIC Jovem de Goiânia na Diretoria do Seconci-GO.

 

CBIC Jovem, expectativa de renovação no setor

“A indústria da construção tem que se apropriar do seu espaço. O tamanho do setor não está compatível como o que estamos ocupando na sociedade brasileira, seja no aspecto econômico, social ou político. Vocês [Grupo CBIC Jovem] são o mecanismo de transformação desse movimento”, apontou o presidente da CBIC, José Carlos Martins, durante a abertura oficial do primeiro encontro presencial do ‘Grupo CBIC Jovem’ na manhã desta terça-feira (10).

“O grupo é a nossa aposta no futuro, na continuidade desse trabalho de associativismo”, frisa a presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes, ressaltando a importância do “segmento econômico unido para criar um mercado melhor, para melhorar a produtividade, a tecnologia, a nossa indústria”.

A ideia, segundo Ana Cláudia, é que os membros do grupo possam conhecer os modelos exitosos existentes no país, trocar experiências e informações e se apoderarem desse conhecimento para fortalecerem e renovarem as entidades das suas bases e assim criarem um ciclo virtuoso de crescimento para a indústria.

Ana Cláudia Gomes (presidente da CRS/CBIC e José Carlos Martins (presidente da CBIC) no primeiro encontro presencial do Grupo CBIC Jovens, na sede da CBIC, em Brasília (Foto: PH Freitas)

A partir de fevereiro o grupo será acompanhado por um consultor especializado. “A expectativa é ter um processo de renovação. O grupo terá acesso a muitos especialistas. A ideia é saber a medida certa de colocar lado a lado a juventude e a vontade de mudar e transformar com o conhecimento e a experiência para a vontade de transformar”, reforça.

A gerente de Negócios-Projetos da CBIC, Georgia Grace, informou que, com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), a reestruturação das Comissões Técnicas da entidade já totaliza o desenvolvimento de:

  • 67 propostas de mudanças elaboradas e entregues ao governo federal
  • 68 estudos e pesquisas
  • 88 publicações técnicas
  • 310 eventos técnicos e de disseminação
  • 46 vídeos para ajudar na publicação
  • 21 sites eletrônicos

 

Vice-presidentes da CBIC apresentam estrutura aos jovens

Ana Cláudia Gomes (CPRT), Carlos Eduardo Lima Jorge (COINFRA), Carlos Henrique de Oliveira Passos (CHIS), Celso Petrucci (CII), Nilson Sarti (CMA), José Carlos Gama (Conjur), Fernando Guedes (CPRT) e Ilso Oliveira (COIC)

Também deram boas-vindas aos 15 jovens selecionados nesse ciclo, os vice-presidentes da CBIC e presidentes das seguintes Comissões Técnicas da entidade que apresentaram, acompanhados de seus gestores, os trabalhos desenvolvidos por cada uma delas:

  • Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (COINFRA)
  • Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII)
  • Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS)
  • Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT)
  • Ilso José de Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC)
  • Alessandra Beine, gestora da Comissão de Meio Ambiente (CMA), representando o presidente Nilson Sarti
  • José Carlos Gama, presidente do Conselho Jurídico (Conjur)
  • Georgia Grace, gerente de Negócios-Projetos sobre informações gerais sobre a CBIC
  • Ana Cláudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidde Social (CRS)

As ações da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC serão apresentadas pelo presidente Dionyzio Klavdianos no encontro de amanhã.

 

Jovens avaliam primeira parte do encontro

‘Grupo CBIC Jovem’ participa da reunião do Conselho de Administração da CBIC, na sede da entidade, em Brasília (Foto: PH Freitas)

Ao avaliar positivamente a primeira parte do encontro, o arquiteto Gabriel Daher, de Brasília, disse que o momento foi oportuno para compreender melhor como funciona a CBIC, suas atividades e frentes de trabalho. “Estou ansioso para saber os próximos passos para de fato colocar a ‘mão na massa’”, disse.

“Não tinha noção do que é a CBIC. É inovador conhecer todo esse complexo que está sendo apresentado. É uma novidade muito interessante, que incentiva e dá vontade de realmente participar e estar envolvida com esse meio”, ressalta a arquiteta Tatiane Kelm, de Rondônia, classificando o evento como desafiador, com muitas informações novas e que tem tudo para agregar”.

“Trabalho com a utilização de resíduos para concreto e tenho muito interesse em conhecer a comissão que trata do assunto [Comat/CBIC] e que será apresentada amanhã”, menciona a arquiteta Taís Siqueira, mestranda na Universidade Federal da Bahia.

A programação de hoje (10) também contou com apresentações sobre:

  • Associativismo e Inovação na Indústria da Construção, pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR), Marcos Maura
  • Mais sobre Associativismo, pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Pará (Sinduscon-PA), Alex Dias Carvalho
  • Associativismo e Inovação na Indústria da Construção, pelo presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Eduardo Aroeira.

 

Programação Grupo CBIC Jovem

O grupo também participará hoje (10) da solenidade do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, no Espaço Porto Vittória, em Brasília, e amanhã (11) de:

  • Visita ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)
  • Reunião do BIM Colaborativo
  • ‘Diálogos CBIC: Destrava, Brasil!’

O programa do ‘CBIC Jovem – O Desafio’ tem interface com os assuntos do projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
SECOVI-GO
Abrainc
APEMEC
ADEMI-AM
Sinduscon Sul – MT
Ascomig
APEOP-SP
Sinduscon-MT
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-TO
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea