
AGÊNCIA CBIC
CBIC Jovem debate o papel das cidades inteligentes com foco em sustentabilidade e inovação

Em mais uma iniciativa voltada à formação de novas lideranças na construção civil, a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, na última quarta-feira (14), uma palestra com o CEO do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), Felipe Faria. O encontro integrou a programação do projeto CBIC Jovem e foi realizado de forma virtual, com a participação de 37 integrantes dos ciclos 2023-2025 e 2025-2027.
Com o tema “Cidades Inteligentes: Integração de tecnologias para melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida”, a reunião teve como objetivo inspirar os jovens engenheiros e arquitetos a refletirem sobre o uso estratégico, ético e inclusivo da tecnologia no desenvolvimento urbano.
Durante a apresentação, Felipe Faria compartilhou sua trajetória no GBC Brasil e detalhou as três fases do movimento global de construções sustentáveis, conhecido como Green Building. Ele destacou a importância de alinhar os pilares social, ambiental e econômico para tornar os projetos viáveis e eficientes ao longo de seu ciclo de vida.
“O ciclo de vida de uma edificação é de 50 anos. Apenas 15% do custo está na construção. Os outros 85% são de operação. É nesse ponto que devemos focar quando pensamos em eficiência”, ressaltou Faria, citando o engenheiro Luiz Henrique Ceotto.
O especialista explicou que o Brasil já se destaca no cenário internacional ao atingir altos níveis de certificação sustentável (como o selo platinum) sem aumento de custo, resultado direto de investimentos em projetos bem planejados e conduzidos por equipes experientes.
A transição climática também foi ponto central da palestra. Faria abordou a necessidade de pensar não só na mitigação, mas também na adaptação das edificações frente aos eventos climáticos extremos. Segundo ele, a inovação deve caminhar junto da resiliência e da qualidade da habitação, especialmente diante do déficit habitacional brasileiro.
O CEO do GBC Brasil concluiu sua fala refletindo sobre o perfil do profissional do futuro. “É necessário ter conhecimento multidisciplinar, visão sistêmica, capacidade colaborativa, resiliência emocional e confiança no processo”, destacou.
Após a palestra, os participantes puderam interagir com perguntas e considerações, promovendo um rico momento de troca e aprendizado. A atividade reforça o compromisso da CBIC com a formação de lideranças capazes de transformar o setor da construção civil a partir de princípios sustentáveis e inovadores.
O tema tem interface com o projeto “ESG no Setor da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).