
AGÊNCIA CBIC
CBIC fala sobre mão de obra na construção durante evento da magistratura

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, participou nos dias 29 e 30/11, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná, do II Congresso Nacional da Magistratura.
No dia 30/11, Correia falou sobre mão de obra na construção, dentro do painel Tutela Constitucional da Saúde e Segurança do Trabalho.
Mediado pela desembargadora Rosemary de O. Pires Afonso, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e Diretora da EJUD 3, o painel também contou com as presenças do especialista em Fisioterapia do Trabalho (JBS), Leonardo Rocha Rodrigues, e do diretor técnico do LAEPI e secretário do Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual, Rafael Nagi Cruz Gerges.
O dirigente destacou que de 7,142 milhões de ocupações no setor da construção, 49% são referentes aos trabalhadores informais. Somente 24% do total das ocupações na Construção referem-se a empregados com carteira de trabalho assinada.
Sobre a importância da construção na geração de novos empregos com carteira assinada, informou que, apesar de responder por 6,05% do total de trabalhadores com carteira assinada no País, o setor foi responsável por 15,21% do total dos novos empregos formais gerados nos primeiros nove meses de 2023.
O que o setor faz adicionalmente pelo trabalhador?
O Serviço Social da Construção Civil (Seconci) atua em oito estados e no Distrito Federal, totalizando 15 unidades, presentes em 08 estados e no Distrito Federal, distribuídos em 27 cidades.
Renato Correia ressaltou que em 2022 foram investidos R$ 135 milhões pelas empresas do setor, em serviços e atendimentos aos trabalhadores da indústria da construção, sem nenhum custo para esses trabalhadores.
Confira a seguir:
Dados de atendimento do Seconci