
AGÊNCIA CBIC
CBIC e IBGE intensificam parceria para incentivar maior formalidade do setor

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram reunidos no último dia 20/04, em formato online, ocasião em que foi reforçada a relevância das informações produzidas pelo IBGE para a construção civil.
Também foram abordadas questões relacionadas ao Produto Interno Bruto (PIB), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua), Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) e à coleta de preços para o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).
Grande usuário dos dados do IBGE, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou ao presidente do Instituto, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, a importância de uma constante parceria entre as duas entidades.
“A CBIC é uma grande usuária das mais diversas pesquisas realizadas e divulgadas pelo IBGE, em especial aquelas que fornecem informações sobre a construção civil”, reforçou a economista Ieda Vasconcelos, enfatizando que os trabalhos do IBGE são admiráveis e muito contribuem com as nossas análises sobre o desempenho do setor. “Por isso, esse encontro foi muito importante. Queremos contribuir e firmar nossa parceria com o Instituto com o objetivo de desenvolvermos ainda mais trabalhos relevantes para o setor”.
Como resultado da reunião, ficou acertado que a CBIC e o IBGE realizarão, em conjunto, um webinar sobre a questão da informalidade no setor, de acordo com os dados da PNAD Contínua. Além disso, o Instituto vai desagregar as informações da PNAD Contínua para que possa contribuir com as iniciativas da entidade para o incentivo da maior formalização do setor.
Também será realizado um novo encontro para avaliar os dados utilizados pelo IBGE para a apuração do PIB Trimestral. A CBIC se colocou à disposição do IBGE para todas as contribuições necessárias para o avanço dessa questão.
Pelo IBGE, participaram do encontro:
- Cimar Azeredo Pereira, diretor de Pesquisas
- Synthia Santana, gerente de Análise Estrutural
- Maria Lucia Vieira, diretora Adjunta de Pesquisas
- Alessandro Maia Pinheiro, coordenador de Estatísticas Estruturais e Temáticas em Empresas
- André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal
- Jurandir Carlos de Oliveira, gerente de Planejamento e Produção
- Gilmar Brito, supervisor da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC)
- Rebeca Palis, coordenação de Contas Nacionais
- Flávio Renato Keim Magheli, coordenador da área de estatísticas conjunturais em empresas