Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/11/2023

CBIC e deputada Rogéria Santos debatem participação feminina na construção

Incentivar a participação das mulheres na construção civil foi tema central de reunião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA), nesta segunda-feira (20), em Brasília. A parlamentar é autora de projeto de lei (PL) que propõe a criação do Dia Nacional das Mulheres na Construção Civil.

Em audiência com o presidente da CBIC, Renato Correia, e o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, a deputada destacou que o PL visa incentivar a qualificação profissional e a empregabilidade das mulheres no setor. Rogéria Santos também lançou a Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Sustentabilidade das Mulheres na Construção Civil na Câmara dos Deputados.

Renato Correia destacou que a falta de modernização e industrialização do setor é uma das barreiras para entrada de mais mulheres na construção. De acordo com o presidente da CBIC, esse entrave se deve, em grande parte, ao regime atual de tributação.

“Nossa expectativa é que a Reforma Tributária corrija esse gargalo para darmos início a um novo momento da construção no país, com sistemas construtivos inovadores, qualificação e uma maior participação feminina. As mulheres têm um grande campo com a industrialização e a modernização do setor”, disse Correia.

O acesso à moradia também foi tema abordado durante o encontro. A parlamentar destacou que cerca de 90% das famílias brasileiras têm as mulheres como responsáveis pelo seu grupo familiar. Renato Correia enfatizou a atuação da CBIC para a redução do déficit habitacional e a importância do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como fonte de recursos para o acesso à casa própria. “Ficamos muito honrados em ver o empenho e o compromisso da deputada com a pauta das mulheres na construção. Essa é uma pauta da CBIC e merece toda nossa dedicação e reconhecimento”, disse Renato Correia.

O tema tem interface com o Projeto Estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Junho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – PE
SECOVI- PB
Sicepot-PR
Sinduscon-Teresina
Ascomig
Abrainc
SINDICIG
Sinduscon-RN
ASEOPP
Sinduscon-PR
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea