AGÊNCIA CBIC
CBIC discute potencial da construção offsite e futuro do setor
O futuro do setor da construção está na absorção de novas tecnologias e sistemas construtivos, movimento que renova a atividade e fortalecerá a indústria. A combinação das diversas modalidades construtivas é essencial e já começou no Brasil. Essa mensagem foi levada pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, durante a abertura da Expo Construção Offsite, principal evento de construção modular offsite, realizada em São Paulo na terça-feira (04/06). A programação se estende até o dia 07.
“O futuro está aqui”, afirmou o executivo. “Esse evento é muito importante para o Brasil”, destacou, apontando a inovação como movimento inadiável para a construção brasileira. Correia fez um breve panorama da importância do setor para a economia. Nós temos de ter orgulho do que a gente faz, somos uma indústria inovadora, apesar de dizerem que nós construímos como na pré-história”.
No formato, B2B a Expo Construção reúne no mesmo ambiente sistemas construtivos, tecnologias, serviços e produtos dedicados ao mercado. Além da feira de exposição, a programação envolve experiências imersivas como a Escola Expo Offsite, destinada a profissionais e universitários da área de arquitetura e engenharia, e o projeto CICOS – Conferência Internacional da Construção Offsite, que traz palestrantes nacionais e internacionais.
Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, José Carlos Martins proferiu palestra com o tema O futuro da construção passa pelo offsite — como materializar essa ideia? o executivo abordou os desafios e oportunidades colocados perante o setor e como poderão ser endereçadas respostas que mantenham sua relevância.
CEO da Expo Construção Offsite , Marcos Bueno, comemorou a expansão do segmento no país, medido pelo aumento no número de participantes no evento. “É uma trajetória de cinco anos, em que começamos com cinco expositores e, hoje, estamos com 100”, afirmou. “O offsite modular não era conhecido no Brasil, mas hoje é. Nós prova os que é possível lançar uma casa e montar em três dias”.