
AGÊNCIA CBIC
CBIC discute financiamento habitacional e acesso ao crédito com Ministério das Cidades

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e o vice-presidente de Indústria Imobiliária da entidade e presidente-executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, reuniram-se nesta terça-feira (8/7), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, para tratar dos desafios e caminhos para fortalecer o financiamento habitacional no Brasil.
A reunião teve como foco principal a busca por soluções estruturais para ampliar a oferta de crédito imobiliário e aprimorar os mecanismos de funding, em um momento em que o Governo Federal e o Banco Central discutem mudanças no modelo tradicional baseado na caderneta de poupança.
Durante o encontro, os representantes da CBIC destacaram a importância de diversificar as fontes de financiamento e aperfeiçoar os instrumentos de crédito de longo prazo para viabilizar a produção e aquisição de moradias para diferentes faixas de renda.
O secretário-executivo do Ministério das Cidades reforçou o compromisso da pasta com políticas habitacionais sustentáveis, acessíveis e financeiramente viáveis. Ao fim do encontro, ele sinalizou abertura para novas rodadas de diálogo técnico e institucional com a entidade.
“A produção habitacional para a classe média tem um papel estratégico no desenvolvimento urbano e na dinamização da cadeia da construção civil. Precisamos ampliar o diálogo entre setor produtivo e governo para encontrar soluções que garantam crédito acessível, segurança jurídica e previsibilidade para quem investe e para quem compra”, afirmou Renato Correia.
Ely Wertheim ressaltou que o financiamento imobiliário depende de estabilidade regulatória, estímulos ao crédito e inovação nos mecanismos de funding. Ele defendeu que as eventuais mudanças no modelo atual devem ser realizadas com responsabilidade e diálogo permanente com o setor.
A CBIC tem acompanhado de perto as discussões envolvendo a reformulação do modelo de crédito imobiliário e defende a articulação entre o Ministério das Cidades, o Banco Central, a Caixa Econômica Federal e o setor privado para que a transição seja segura e promova maior inclusão habitacional.
Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Planejamento e Política Nacional de Habitação da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Daniel Sigelmann, o o diretor de relações institucionais do Secovi SP, Pedro Krahenbuhl, o relações institucionais da entidade, Luis Henrique Cidade, e o assessor técnico e econômico da CBIC Luís Fernando Mendes.